Região enfrenta problemas e Mairinque decreta emergência

Prefeito Antônio Gemente disse que as precipitações recentes totalizaram 90mm, provocando diversos estragos na cidade

Por Thaís Marcolino

Enxurrada provocou uma grande erosão na estrada Alberto Cocozza, que liga Mairinque a São Roque

As chuvas dos últimos dias fizeram Mairinque decretar estado de emergência nesta quinta-feira (5). Segundo a Prefeitura, houve queda de árvores -- inclusive sobre casas --, alagamento em ruas que ligam, principalmente, a cidade aos municípios da região, assim como erosão na estrada que dá acesso a São Roque pelo distrito industrial.

A medida foi divulgada à tarde, nas redes sociais do Executivo, com o prefeito Antônio Alexandre Gemente (PSDB), mais conhecido como Toninho Gemente, dando a notícia diretamente aos munícipes. Ele disse que as precipitações recentes totalizaram 90mm, provocando diversos estragos. “Por isso, colocamos todas as nossas equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Departamento de Obras e Serviços Públicos em alerta para trabalhar intensivamente nas ocorrências que surgirem”. O prefeito também informou o Governo Estadual sobre a situação em que o município se encontra.

De acordo com o levantamento, árvores caíram sobre residências nos bairros Pantojo, Moreiras e Dona Catarina, obrigando alguns moradores a passar a noite na casa de parentes. Na estrada Kotaro Iwamoto, que liga Mairinque a Ibiúna, houve acúmulo de água e os motoristas precisaram trafegar com calma. Já na ligação da cidade com São Roque via estrada Alberto Cocozza, uma erosão ao lado da pista de rolamento colocou a equipe de trânsito em alerta. Até a noite de ontem (5), não foi necessário interditar as faixas, entretanto, caso a chuva não cesse ou dimínua, o bloqueio poderá ser realizado. Apesar da elevada quantidade de ocorrências, ninguém ficou ferido.


Em Sorocaba


Diferente dos estragos causados na quarta-feira (4) em Sorocaba, ontem (5) o dia foi mais tranquilo. Porém, os moradores do bairro Aparecidinha relataram dificuldades para transitar, principalmente nas estradas de terra, devido ao acúmulo de água. A Prefeitura informou que não foi registrado nenhum ponto de alagamento, queda de árvore ou interdição de via.

No início da tarde de ontem, a reportagem do jornal Cruzeiro do Sul foi ao bairro e registrou trechos da Estrada Municipal de Aparecidinha com o solo encharcado e acúmulo de água. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) estiveram no local para realizar manutenções após as chuvas. O transporte coletivo na região também teve alteração de itinerário, segundo a Urbes -- Trânsito e Transportes. A linha 34 -- Aparecidinha Via Terra, temporariamente, opera com desvio desde o dia 4, não atendendo às estradas do Portal Santiago e do Barreiro, mas seguindo pela estrada Bom Jardim até a igreja da Congregação Cristã e, depois, retornando.

O executivo sorocabano informou que as equipes seguem de prontidão durante 24 horas. Sobretudo em dias de chuvas mais fortes, o monitoramento de áreas, vias e do nível do rio Sorocaba é feito in loco, por meio de visitas aos locais mais sensíveis, e, também, por meio do sistema integrado de câmeras da Semob e da Defesa Civil. O rio, que, inclusive, transbordou no meio da semana no entorno do Parque das Águas, voltou à normalidade, a zero na escala, sendo que, na quarta-feira (4), registrou uma máxima de 1,10 m (abaixo do índice limite, de 1,50 m).

O acumulado de chuvas em Sorocaba, neste mês de janeiro, soma 134 milímetros, índice registrado às 7h de quinta-feira (5). Apenas entre 7h de quarta-feira (4) e 7h de ontem choveu 63 mm na cidade.

Os munícipes podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com Corpo de Bombeiros (193) para relatar ocorrências.


Em Itu


Localizada no limite de Sorocaba com Itu, a estrada dos Confederados também apresentou problemas após as chuvas recentes. O surgimento de inúmeros buracos aumentou as dificuldade para pedestres e motoristas trafegarem. A reportagem questionou a Prefeitura de Itu sobre o trecho, porém até o fechamento desta matéria não obteve retorno.


Chuva continua


O alerta emitido pela Defesa Civil no início desta semana termina hoje (6), com previsão de acumulo de 120mm de precipitação. Porém, segundo o instituto Climatempo, ainda há previsão de chuva para amanhã (7) e segunda-feira (9) em Sorocaba. Em Mairinque, as chuvas seguem a mesma tendência, dando uma trégua apenas no domingo (8).

A causa da chuva é a passagem uma nova frente fria pelo sudeste do País, devido à zona de convergência intertropical, que muda o tempo em todo o Estado, informou o órgão estadual. Pancadas de chuva e raios são esperados especialmente durante a tarde e à noite. (Thais Marcolino)