O que fazer antes de pegar a estrada e curtir a festa de Ano Novo

Além do primordial, que é a manutenção em dia, outros requisitos básicos de segurança precisam ser revisados

Por Cruzeiro do Sul

Calibrar pneus e verificar nível de água e de óleo são cuidados indispensáveis

Antes de pegar a estrada para viajar e curtir a festa de Ano Novo, é preciso se atentar a alguns detalhes para evitar acidentes e imprevistos no funcionamento do veículo. Além do primordial, que é a manutenção em dia, outros requisitos básicos de segurança precisam ser revisados, como o extintor, triângulo e estepe.

É importante também observar a condição dos faróis, se estão acendendo corretamente para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia, além dos limpadores de para-brisa.

Alguns itens precisam estar em dia, como o macaco e o triângulo de sinalização, bem como as ferramentas básicas -- chaves de rodas, de boca e de fenda; alicate, luvas e lanterna --, caso hajam problemas noturnos. Especialistas também recomendam fusíveis de reserva para panes elétricas simples.

Um dos fatores fundamentais para uma viagem segura está relacionado ao motorista. Ele precisa estar descansado, pois o cansaço afeta o reflexo e a atenção, e aumenta consideralvelmente as chances de solonência ao volante.

Inclusive, a Lei do Descanso determina que caminhoneiros e motoristas de ônibus cumpram paradas de 30 minutos a cada quatro horas ao volante e assegura que esses profissionais tenham o direito de parar ou descansar durante uma hora para fazer refeição e a não partir com menos de 11 horas de descanso entre uma viagem e outra.

A manutenção da velocidade também é importante. Manter uma velocidade segura não é somente respeitar os limites de velocidades permitidos, mas ter equilibrio e bom senso. Fatores como a falta ou o excesso de iluminação na rodovia, chuvas, movimento do trânsito e muitos outros podem representar perigo durante a viagem. Para enfrentar condições adversas como estas, respeite a velocidade máxima permitida, não se arrisque em ultrapassagens e evite as multas.

O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, assim como as condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada, entre outras necessidades.

Outro cuidado é não esquecer documentação pessoal e do veículo, que podem ser apresentadas de maneira digital, pelo aplicativo. É possível obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV Digital (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) no mesmo aplicativo, chamado de CDT (Carteira Digital de Trânsito). Ou baixar um app específico para cada documento. (Da Redação)