Solidariedade
Gincana do ‘Fernando Prestes’ arrecada quase 7t de ração
Os alimentos foram entregues nesta quinta-feira (10) para três instituições da cidade que abrigam animais sem lar
Os alunos da Escola Técnica (Etec) Fernando Prestes, de Sorocaba, arrecadaram 6.940 quilos de ração durante uma gincana solidária. Os alimentos foram entregues nesta quinta-feira (10) para três instituições da cidade que abrigam animais sem lar: Associação Protetora dos Animais (Aspa), Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso) e Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Ataan).
A Gincana da Amizade da Etec Fernando Prestes já tem mais de 20 edições e acontece durante o ano letivo. A atividade é dividida em três etapas: cultural, esportiva e filantrópica. Dessa forma, as turmas se dividem em grupos para fazer as provas e coletar pontos. O professor de história Marco Aurélio Nunes de Oliveira, que faz parte da comissão da gincana, conta que no primeiro semestre foram realizadas arrecadações de latinhas, leite e brinquedos. Dessa vez, o objetivo foram as rações. “Os alunos trazem latinhas para a escola e vendemos para a reciclagem. Ao final de toda a gincana, a equipe que vencer recebe a premiação em dinheiro, resultado da arrecadação das latas de alumínio”, explica o professor.
Já o leite e os brinquedos doados foram entregues para instituições que atendem crianças, como a Associação Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região (Afissore), Lar dos Pequeninos, Lar Escola Monteiro Lobato e Hospital Gpaci. A estudante do ensino técnico integrado ao ensino médio (Etim) em Eventos, Júlia Vieira Geliet Velozo, de 17 anos, participou da gincana e, com os integrantes do seu grupo, fez uma rifa para conseguir as rações. Para ela, uma experiência gratificante. “Por não termos vivido isso em 2020 e 2021, por conta da pandemia, está sendo muito emocionante, principalmente por essa ser a primeira e última gincana da nossa turma. Está sendo cansativo, pois faço parte da comissão e também estou à frente do meu curso na parte de arrecadação, cultura e esportes, mas é muito gostoso participar disso”, contou a estudante.
Para o professor, o projeto é muito importante, pois através dele os alunos desenvolvem diversas habilidades. “Eu vejo que eles têm um crescimento no sentido da autonomia, da auto-organização, autogestão de recursos, da disciplina, fora o aprendizado do trabalho em equipe e da questão humanitária, que é muito importante no projeto”, finaliza Marco Aurélio.
Vestibulinho
As escolas técnicas estaduais (Etecs) recebem até às 15h de 18 de novembro as inscrições para o vestibulinho do primeiro semestre de 2023. A avaliação acontecerá de forma presencial, no dia 11 de dezembro, por meio de prova. A inscrição tem taxa de R$ 33. Sorocaba possui três unidades da rede e todas oferecem cursos técnicos, ensino médio integrado ao técnico, além de ensino médio em diferentes itinerários formativos, articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou especializações técnicas. Os interessados podem obter mais informações e preencher o formulário de inscrição no site https://www.vestibulinhoetec.com.br.