Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita técnica

Comandante da Polícia Militar do Estado visita Sorocaba

Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira esteve no Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7 para tratar sobre assuntos operacionais

10 de Novembro de 2022 às 12:28
Vanessa Ferranti [email protected]
Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo
Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Crédito: Vanessa Ferranti)

O comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Ronaldo Miguel Vieira, esteve em Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (10). Ele chegou na base do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, na zona oeste da cidade, por volta das 8h30 para tratar de assuntos operacionais. Segundo o comandante, a equipe está visitando todos os comandos do interior para agradecer o trabalho realizado e fazer prestação de contas. “Trata-se de uma visita de alinhamento técnico, primeiro para agradecer a tropa, mostrar o que atingimos e o que ainda conseguimos atingir e prosperar”, disse o comandante.

No local, Vieira foi recebido pelo coronel Edson Luís da Silva Simeira, comandante do CPI-7. “O Comando Geral é um grande incentivador das nossas ações na região e sempre apoiou o Comando do Interior 7. Nós Temos 78 municípios da região com características diferentes, com a questão de ser limítrofe a grande São Paulo e também limítrofe fazendo divisa com o estado do Paraná, então, são situações bastante diferentes que exigem um preparo e apoio do Comando Geral muito grande”, salientou Simeira.

Coronel Edson Luís da Silva Simeira, comandante do CPI-7 - Vanessa Ferranti
Coronel Edson Luís da Silva Simeira, comandante do CPI-7 (crédito: Vanessa Ferranti)

Durante a visita, o coronel Ronaldo Vieira falou sobre os bloqueios que ocorreram nas rodovias do Estado em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, logo após os resultados das eleições. O comandante ressaltou que na maioria dos atos foi possível desobstruir as vias através da negociação. “Tivemos quase 650 pontos de bloqueios em todo o Estado. Alguns conseguimos fazer a mediação e alguns tivemos que ser um pouco mais incisivos, mas sem problemas para os policiais e nem para os manifestantes. A Polícia Militar do Estado de São Paulo é legalista, temos que garantir o direito de manifestação desde que outros direitos não sejam cerceados. Tivemos uma ordem judicial e temos que cumprir”, enfatizou Vieira.

Em relação aos os resultados obtidos pela Polícia Militar, o comandante usou como exemplo os homicídios. De acordo com Vieira, o Estado está com um indicador de seis homicídios para um grupo de 100 mil habitantes, o que representa uma taxa baixa de Estado no Brasil. Já sobre o tráfico de drogas, a Polícia Militar, utilizando também as tropas especializadas, como choque, rodoviária, policiamento territorial e serviço de inteligência, apreendeu até o momento mais de 160 toneladas de drogas em todo o Estado. Na região de Sorocaba foram aproximadamente 8 toneladas de entorpecentes até outubro este deste ano.

Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo - Vanessa Ferranti
Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo (crédito: Vanessa Ferranti)

“Precisamos ficar atentos, porque o tráfico vai querer recolher esse prejuízo e precisamos ter cuidado com a migração para outros crimes”, disse Vieira. O comandante destacou ainda a importância de trabalhar em conjunto com a sociedade e incentiva a população a sempre registrar o boletim de ocorrência. “Incentivamos muito esse trabalho da sociedade junto com a PM para passar informações através de programas como o Vizinhança Solidária, além de outras ferramentas inteligentes que a Polícia Militar dispõe. Através do boletim de ocorrência conseguimos colocar no mapa os locais onde têm mais incidência de crimes e atuar de forma técnica nesses indicadores”, finaliza.

Galeria

Confira a galeria de fotos