Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde infantil

Sorocaba não atinge meta de vacinação contra a Poliomielite

Público-alvo em Sorocaba era de 35.090, mas apenas 24.331 foram imunizadas

05 de Novembro de 2022 às 00:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Campanha terminou dia 31 de outubro, mas vacina está disponível nas 33 UBSs de Sorocaba
Campanha terminou dia 31 de outubro, mas vacina está disponível nas 33 UBSs de Sorocaba (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS)

A campanha de vacinação contra a Poliomielite, doença que causa a paralisia infantil, terminou em 31 de outubro e a meta de imunização não foi atingida em Sorocaba. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar 95% das crianças entre 1 e 4 anos de idade dos municípios do País, porém em Sorocaba, das 35.090 que deveriam receber as doses, 24.331 foram imunizadas na cidade, o que representa cerca de 70% do público-alvo.

A campanha de combate a poliomielite iniciou em 9 agosto em todo o Brasil. A princípio, a ação seria realizada até 9 de setembro, porém, devido a baixa cobertura vacinal, foi prorrogada. Apesar da campanha ter sido encerrada no fim de outubro, quem ainda não recebeu a vacina ainda pode tomar as doses. Em Sorocaba, a imunização continua nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, conforme Calendário Nacional, da seguinte forma: 1º dose com dois meses de idade; 2ª dose com quatro meses; 3ª dose com seis meses. A dose 1ª de reforço deverá ser aplicada com 15 meses de idade e a 2ª dose de reforço deverá ser aplicada em crianças de quatro anos de idade.

A doença

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar adultos e crianças. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nos casos mais graves, pode ocorrer a paralisia dos membros. A única forma de prevenção é a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas. No Brasil não há circulação da poliomielite desde 1990. (Vanessa Ferranti)