Saúde infantil
Sorocaba não atinge meta de vacinação contra a Poliomielite
Público-alvo em Sorocaba era de 35.090, mas apenas 24.331 foram imunizadas
A campanha de vacinação contra a Poliomielite, doença que causa a paralisia infantil, terminou em 31 de outubro e a meta de imunização não foi atingida em Sorocaba. A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar 95% das crianças entre 1 e 4 anos de idade dos municípios do País, porém em Sorocaba, das 35.090 que deveriam receber as doses, 24.331 foram imunizadas na cidade, o que representa cerca de 70% do público-alvo.
A campanha de combate a poliomielite iniciou em 9 agosto em todo o Brasil. A princípio, a ação seria realizada até 9 de setembro, porém, devido a baixa cobertura vacinal, foi prorrogada. Apesar da campanha ter sido encerrada no fim de outubro, quem ainda não recebeu a vacina ainda pode tomar as doses. Em Sorocaba, a imunização continua nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 16h, conforme Calendário Nacional, da seguinte forma: 1º dose com dois meses de idade; 2ª dose com quatro meses; 3ª dose com seis meses. A dose 1ª de reforço deverá ser aplicada com 15 meses de idade e a 2ª dose de reforço deverá ser aplicada em crianças de quatro anos de idade.
A doença
A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar adultos e crianças. Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, prisão de ventre, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nos casos mais graves, pode ocorrer a paralisia dos membros. A única forma de prevenção é a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas. No Brasil não há circulação da poliomielite desde 1990. (Vanessa Ferranti)