Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Novembro começa com frio atípico em Sorocaba

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim de semana

03 de Novembro de 2022 às 15:25
Inaiê Mendonça [email protected]
cidade
Baixas temperaturas devem continuar até o fim de semana (Crédito: Fábio Rogério)

Nos últimos dias, a cidade de Sorocaba registra baixas temperaturas. O fenômeno atípico começou na cidade na última terça-feira (1). Na data, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta que uma onda de frio pode persistir pelo Estado de São Paulo até às 23h59 desta sexta-feira (4).

De acordo com a previsão do tempo do Inmet para esta sexta-feira (4) em Sorocaba, as temperaturas variam entre 9ºC a 24ºC. Já para sábado (5), as temperaturas podem registrar mínima de 10°C e máxima de 24ºC. No domingo os termômetros devem marcar mínima de 11°C e máxima de 24°C.

O frio atípico foi sentido no Estado inteiro. Na última quarta-feira (2) foi registrada a temperatura máxima mais baixa para novembro da série histórica do Inmet, iniciada em 2000, com 15,4°C. A menor máxima anterior para o mês na capital paulista havia sido registrada em 2003, com 16,2°C.

Já a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta que, entre terça-feira (1) e sexta-feira (4), uma intensa massa de ar polar avança por todo o território paulista, provocando quedas na temperatura. O órgão também avisa que "o frio intenso virá acompanhado de ventos fortes, podendo atingir velocidade de até 70km/h. Assim, ressalta-se a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e aquelas em situação de rua”, finaliza.

Segundo o instituto, a atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim desta semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até hoje (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul. "O Inmet já divulgou aviso de onda frio para as áreas do centro sul do País com validade entre terça-feira (1) e a próxima sexta-feira (4)”. finaliza. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)