Missa da padroeira volta a ter público no Santuário de Aparecidinha

Nos anos de 2020 e 2021 não houve barracas, nem aglomeração após as novenas por causa da Covid-19

Por Inaiê Mendonça

Santuário promove novena e missas à Nossa Senhora

O 12 de outubro é o feriado em que se comemora o Dia Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Importante data do catolicismo, tem programação de novenas e procissões em louvor à santa. No novo Santuário de Aparecidinha, em Sorocaba, a novena preparatória já começou e este ano, pós-pandemia, volta a reunir público.

Novena é uma série de orações e práticas litúrgicas realizadas durante um período de nove dias para obtenção de alguma graça. A do Santuário teve início na terça-feira (3) e seguirá até a última missa do período, que será realizada na outra terça-feira (11), véspera do dia da padroeira, com início às 19h30.

Há também uma festa em homenagem à Maria, que se inicia na quarta-feira (12), com uma missa às 6h, comandada pelo padre Ricardo Chizzolini. Segundo a secretária Paroquial do Santuário de Aparecidinha, Claudia Regina Hidalgo Caruso, a expectativa de maior público será durante a missa do meio-dia, que é celebrada pelo arcebispo de Sorocaba, dom Júlio Akamine. De acordo com Claudia, também vão estar funcionando barracas de salgados e doces e do conhecidos pedaços de bolo que contêm a medalha de Nossa Senhora.

Nos anos de 2020 e 2021 não houve barracas, nem aglomeração após as novenas por causa da Covid-19. Nesses anos, a venda dos pedaços do bolo feito para o dia da festa da padroeira foram apenas entregues para que os fiéis o consumissem em suas casas.

Segundo Claudia, no dia 12 de outubro, as missas que são realizadas no período da manhã têm previsão de uma participação de 300 a 400 fiéis por missa. “Nossa expectativa é muito positiva, estamos felizes por mais esse ano de festa”, finalizou.

Devota vai todo ano a Aparecida

Entre as milhares de pessoas esperadas para comparecer ao Santuário Nacional de Aparecida, para a festa da padroeira do dia 12 de outubro, estará Maria do Espírito Santo Souza, de 74 anos. Ela é devota de Nossa Senhora desde os 14 anos e comparece anualmente ao local desde que alcançou a graça de uma promessa feita há aproximadamente 35 anos.

A dona de casa conta que depois que fez essa promessa e alcançou a graça, prometeu que sempre iria a Aparecida no dia 12 de outubro. Maria só não compareceu nos anos de 2020 e 2021 devido a pandemia do Covid-19.

Ela tem uma rotina para se dirigir ao Santuário. Vai sempre com amigas e o marido, por meio de um ônibus de excursão. “Além da certeza de estar lá no dia 12 de outubro, vou em outras datas, como em fevereiro, porque gosto de visitar Nossa Senhora constantemente”, comentou. (Inaiê Mendonça - programa de estágio /  Supervisão Pedro Courbassier)