Alunos vão aprender ciência e tecnologia no Center for Space Education, na região do Space Coast/ EUA

Objetivo é despertar o interesse de jovens talentos pelas áreas de tecnologia, engenharia, ciência e matemática

Por Cruzeiro do Sul

Grupo de estudantes que esteve no programa da Academia Espacial em 2019

O mês de outubro será especial e, provavelmente, inesquecível para cerca de doze alunos do Ensino Médio do colégio COC Santa Rosália, de Sorocaba. O motivo é a oportunidade de participar da Jornada Internacional de Ciência e Tecnologia, um programa educacional na região do Space Coast, mais exatamente num complexo da Nasa, a agência aeroespacial norte-americana, nos Estados Unidos. O objetivo é despertar o interesse de jovens talentos pelas áreas de tecnologia, engenharia, ciência e matemática.

Promovido pelo KSCIA-International Space Academy, uma academia pioneira em desenvolver e levar conteúdos que abordam o conceito da “educação espacial’’ para dentro das escolas. Lá, o grupo participará de uma experiência completa em ciência e tecnologia na área espacial, incluindo uma série de atividades como robótica, astrobiologia e ciência por trás dos foguetes. As aulas acontecem no Center for Space Education e os alunos ainda têm a oportunidade de conhecer o NASA Visitor Complex, um complexo que conta a história da exploração espacial.

Embora seja a quarta vez que a escola participa do programa, o diretor do colégio, Raul Mascarenhas Fonseca, faz questão de demostrar a felicidade de estar entre as seis escolas do Brasil escolhidas para participar da viagem. “É um programa fantástico que faz a diferença na vida dos alunos que participam, seja do ponto de vista pedagógico, com o amadurecimento de cada um, ou de portas que se abrem com oportunidade”, explicou Raul.

Seletiva

Para ingressar nessa grande jornada, foi preciso passar por um processo seletivo que incluiu uma prova de conhecimento nas áreas de matemática e ciências da natureza e uma entrevista para testar o domínio dos jovens com a língua inglesa.

A estudante Beatriz Aparecida Roncoleta é uma das contempladas que irá tornar o sonho em realidade. Com apenas 17 anos, a jovem estará presente no intercambio educacional, realizado entre os dias 16 e 22 de outubro. “Fiquei muito surpresa quando recebi a noticia. Eu cheguei a pensar em não fazer a prova achando que não teria chance. A minha ficha só vai cair quando eu estiver lá. Vai ser uma experiência incrível”, declarou a jovem.

Durante a imersão, que conta com mais de 40 horas de muito conteúdo e interação, os alunos terão a oportunidade de trocar conhecimento com empresas relacionadas à exploração espacial e visitar uma das principais universidades dos EUA, Florida Institute of Technology.

Segundo José Carlos Filho, gerente de Projetos para a América Latina do KSCIA International Space Academy, um dos principais intuitos do centro é fomentar o interesse desses estudantes pela carreira espacial. “Nessa experiência de vida esperamos descobrir novos talentos e inspirar esses jovens a buscar grandes oportunidades nas carreiras relacionadas à área espacial”, explicou José Carlos. (Da Redação)