Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2022

Sorocaba terá mais de 500 policiais militares atuando nos locais de votação

Segundo a PM, policiais irão atuar na área externa dos locais de votação e de apuração dos votos para garantir a segurança do processo eleitoral

30 de Setembro de 2022 às 12:48
Ana Claudia Martins [email protected]
Tenente coronel Sdiney Roberto Vieira Gomes, do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior
Tenente coronel Sdiney Roberto Vieira Gomes, do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Crédito: Cezar Ribeiro)

Mais de 500 policiais militares farão a segurança nos mais de 170 locais de votação em Sorocaba e em sete pontos de apuração dos votos neste domingo (2), dia da realização do primeiro turno das Eleições 2022. Os policiais contarão com mais de 50 viaturas, e também terão o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba e da Polícia Civil.

Segundo o tenente coronel Sdiney Roberto Vieira Gomes, do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, no total, haverá a presença dos policiais em todos os locais de votação e de apuração para a segurança externa, contando ainda com o apoio de viaturas que estarão em rondas nos pontos de votação.

Os detalhes da participação da Polícia Militar nas Eleições 2022 foram divulgadas para a imprensa na manhã desta sexta-feira (30), durante entrevista coletiva, na sede do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que fica no bairro Jardim Santa Rosália. De acordo com o coronel Sdiney Roberto, além da atuação dos policiais para garantir a segurança do processo eleitoral, a segurança pública na cidade continuará sendo feita normalmente, com atendimento de ocorrências pelo 190.

“A Polícia Militar estará atuando na segurança externa, por determinação legal, em todos os locais de votação e de apuração na cidade para garantir a segurança do processo eleitoral e do eleitor. A atuação dos policiais irá ocorrer mediante acionamento pela população e se ocorrer algum problema nos locais de votação e de apuração, a atuação da PM será feita mediante acionamento pela Justiça Eleitoral, ou seja, pelos mesários ou presidentes das seções”, afirma o coronel Sdiney Roberto.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, durante o período eleitoral houve a suspensão de todo tipo de afastamento, férias ou licença-prêmio dos policiais para que todo o efetivo esteja atuando na segurança pública e também no processo eleitoral.

Na região de Sorocaba, a atuação da Polícia Militar irá ocorrer nos 78 municípios da área de cobertura, com policiais atuando na segurança dos pontos de votação e nos locais de apuração, bem como na escolta das urnas. Em Sorocaba, também nesta manhã, policiais militares já começaram a atuar na escolta das urnas eletrônicas, que já foram transportadas para os locais de votação na cidade.

Em todo o estado de São Paulo a PM contará com aproximadamente 68 mil policiais militares, 8 mil viaturas e 22 aeronaves, que estarão mobilizados diretamente na “Operação Eleições 2022”, neste domingo (2), dia da realização do primeiro turno.

Crimes eleitorais 

A PM orienta ainda que em relação a possíveis crimes eleitorais, os casos devem ser denunciados diretamente para a Justiça Eleitoral. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pessoa que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deverá comunicá-la, verbalmente ou por escrito, à autoridade policial, ao Ministério Público Eleitoral (http://www.mpf.mp.br/pge) ou à autoridade judiciária da zona eleitoral onde aquela se verificou. (Da Redação)