Política
TSE aprova candidatura de Iara Bernardi ao Congresso Nacional
A candidatura da vereadora, que concorre para deputada federal, havia sido indeferido pelo TRES-SP na última terça-feira (6)
A candidatura da vereadora Iara Bernardi (PT), de Sorocaba, para deputada federal foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira (8). A parlamentar representa a Coletiva Elas, formada por 10 mulheres de diferentes cidades da região. Na terça-feira (6), o registro havia sido indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por falta de documentação.
De acordo com assessoria de imprensa de Iara, a candidatura foi indeferida equivocadamente. A equipe atribuiu o erro ao órgão que, ao apreciar o requerimento, não teria verificado a presença da certidão solicitada nos autos. Agora, com os dados atualizados, a Coletiva Elas já consta como aprovada no site do TSE, na aba DivulgaCand.
No mesmo dia em que o registro de Iara foi negado, o Partido dos Trabalhadores, assim como a federação Brasil da Esperança, solicitou o reconhecimento das condições de elegibilidade da candidata ao órgão.
“O indeferimento do registro de candidatura do Embargante se fundamentou na incidência da inelegibilidade por ausência de juntada de documento essencial ao deferimento de registro de candidatura, sendo sanado nesta oportunidade”, argumentou a assessoria jurídica. (Wilma Antunes)