Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Após perder tudo em incêndio, dona Lurdinha recebe doações

Solidariedade partiu de vizinhos e anônimos. Prefeitura também auxiliou

02 de Setembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
Fogo atingiu a casa da família Moraes, no Parque São Bento, na quarta-feira
Fogo atingiu a casa da família Moraes, no Parque São Bento, na quarta-feira (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (31/8/2022))

 

Muito humilde, Maria de Lurdes Moraes, a Lurdinha, viu a força da solidariedade da vizinhança e amigos ao receber ajuda com roupas, comida e um lugar para dormir com família, após perder tudo em um incêndio que atingiu sua residência no Parque São Bento, na quarta-feira (31). Apesar de toda perda material, ninguém se feriu.

Assim que o Corpo de Bombeiros terminou de combater o fogo, os vizinhos já se mobilizaram para ajudar. Relataram nas redes sociais o drama da família e juntos começaram a arrecadar itens mais urgentes, como peças de roupas. À noite, sem moradia, dona Lurdinha, dormiu com a família -- marido, a filha e três netos -- na casa de uma moradora do bairro que está viajando e cedeu o abrigo para eles.

Nesta quinta-feira (1°), após matéria publicada no jornal Cruzeiro do Sul e a repercussão nas redes sociais, a família ganhou mais doações: roupas, sapatos, itens de higiene, eletrodomésticos e móveis. Uma das vizinhas que está ajudando é Sandra Teodoro. Ela está deixando as doações na garagem de sua casa e relata que, felizmente, recebeu diversos contatos e a dificuldade agora está em buscar as doações, porque algumas vem de bairros mais afastados da cidade. “Eu não sabia que eu era tão querida no bairro e fiquei bem feliz que todos querem me ajudar”, disse Lurdinha.

Hoje, a renda da família vem com a venda de peças femininas e cosméticos, realizada pela dona da casa, além da coleta de materiais recicláveis, feito pelo marido. A filha, no momento, está desempregada. A família também recebe o Auxílio Brasil, programa do governo federal para pessoas em vulnerabilidade social.

A Defesa Civil esteve no bairro para verificar as condições do imóvel e foi necessário interditá-lo. A área segue isolada. Segundo o órgão, não será necessário a demolição do imóvel, apesar do risco de colapso da estrutura de cobertura da casa que, por esse motivo, não tem condições de habitação, neste momento.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania, também foi ao local para conversar com a dona Lurdinha referente ao auxílio moradia de R$ 600, que deve ser liberado após a família encontrar uma casa de aluguel com este valor. A Secid também encaminhou roupas, cobertores e alguns móveis, como sofá, para a família. (Thaís Marcolino)