Startup leva 3º lugar em inovação

Por Cruzeiro do Sul

João Henrique Lopes, fundador da SensaIoTech

Uma empresa instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi uma das finalistas do Prêmio Inovação Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS). A startup SensaIoTech apresentou a solução SmartFarm, que significa fazenda inteligente. A proposta levou o 3º lugar na premiação, realizada durante o 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja, o ENSSOJA, em Mogi das Cruzes (SP).

O projeto, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é um sistema de monitoramento de pragas agrícolas, que atua na identificação, detecção e mapeamento das pragas em meio ao campo. A solução, que está na 3ª fase dos testes, opera em tempo real e utiliza técnicas de aprendizado constante e automático.

A empresa atua na área de agrotecnologia e agricultura de precisão. A startup participou do programa de aceleração do Parque Tecnológico de Sorocaba e integra esse ecossistema há dois anos. O PTS reúne diversas organizações que desenvolvem novos produtos e contribuem para o crescimento da cidade. “Nosso propósito é oferecer suporte e apoiar iniciativas, como esse importante projeto”, afirma Nelson Cancellara, presidente do PTS. Ele ressalta que o prêmio é muito importante para o Parque, e não apenas para a empresa, pois evidencia o trabalho que vem sendo realizado ali, no centro de tecnologia.

Sobre o prêmio

O Prêmio Inovação foi criado em 2020 pela ABRASS para incentivar a realização de pesquisas e projetos que auxiliam na produção da soja. Para participar, é necessário atender a alguns requisitos, como relevância, viabilidade e o uso de tecnologias. (Da Redação)