Projeto prevê que tutores de animais recolham os dejetos

Por Wilma Antunes

Fachada da Câmara Municipal de Sorocaba.

Os vereadores de Sorocaba votam hoje (4), em primeira discussão, no projeto de lei que obriga tutores a recolherem dejetos de animais em espaços públicos. A iniciativa, de autoria de Cícero João (PSD), prevê multa de R$ 319,70 para quem infringir a norma, caso aprovada. Se houver reincidência, o valor poderá ser dobrado.

A ação não se limita apenas a animais domésticos. Donos de cavalos também terão de retirar os resíduos fecais dos equinos. A Comissão de Justiça considerou a proposta inconstitucional por já existirem leis que obrigam condutores de animais a recolher os dejetos. Ainda em primeira discussão, está previsto para ser votado o projeto de lei que determina sonorização nos semáforos para pedestres. Os dispositivos equipados com o mecanismo sonoro devem estar instalados nas principais vias públicas da cidade. O objetivo da proposta de Francisco França (PT) é orientar a travessia de pessoas com deficiência visual ou com mobilidade reduzida.

A Comissão de Justiça também emitiu parecer contrário ao projeto por inconstitucionalidade, uma vez que a matéria já está regulamentada pela legislação municipal. (Wilma Antunes)