Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba confirma mais um caso de varíola dos macacos

Até o momento, 19 casos foram registrados na cidade

30 de Agosto de 2022 às 10:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com a confirmação da primeira morte por varíola dos macacos em São Paulo, o total de óbitos pela doença no País subiu para seis
Oito pacientes já estão recuperados no município (Crédito: Fiocruz/Direitos reservados)

Mais um caso de varíola dos macacos foi registrado em Sorocaba. A confirmação foi feita pela Prefeitura nesta segunda-feira (29). Detalhes sobre o paciente não foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SES). 

Com a confirmação, a cidade contabiliza até o momento 19 casos, sendo 17 homens e duas mulheres. De acordo com a SES, desses, oito já estão recuperados e 11 em isolamento domiciliar. A pasta informou também que existem 23 casos suspeitos no município e nenhuma internação. 

Já no Estado de São Paulo são 2.853 casos confirmados da Monkeypox. Entre as cidades em que a doença foi registrada estão Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, São Roque e Votorantim.

Cuidados e prevenção

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a Monkeypox é uma doença transmitida por contato com pessoas infectadas ou secreção humana contaminada pelo vírus. Os sintomas são semelhantes aos da varíola que já foi erradicada, mas são menos severos e com baixa transmissão.

Diante do aumento expressivo de casos pelo mundo e do potencial risco de contaminação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, no dia 23 de julho de 2022, a doença como uma emergência global de saúde. Essa classificação é o alerta mais alto que a OMS pode emitir sobre uma moléstia. Apesar do nome, os macacos não são transmissores para seres humanos.

Para evitar a contaminação da doença, alguns cuidados podem ser adotados, como evitar o contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; higienizar as mãos com água, sabão ou álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais; usar máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

Os sintomas da varíola dos macacos podem incluir o aparecimento de lesões na pele, caroço no pescoço, axila e virilhas, febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares.  Em caso de suspeita da doença, é necessário procurar um serviço de saúde. (Da Redação com informações da Secretaria do Estado da Saúde)