Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Mutirão atende mais de 300 pacientes

Mais de 2 mil profissionais de saúde participaram da ação

28 de Agosto de 2022 às 00:01
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
CHS foi um dos locais que atendeu a população, além dos AMEs
CHS foi um dos locais que atendeu a população, além dos AMEs (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS ARQUIVO (24/07/2020))

Foi realiado ontem (27) o mutirão para consulta de avaliação pré-operatórias exame e cirurgia no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) da cidade, Itapetininga e Itapeva também participaram da ação. Somente na região, foram 330 atendimentos em um único dia. Em todo o Estado, foram mais de 4,3 mil procedimentos oftalmológicos, 2,7 mil urológicos e 1,8 mil de cirurgia geral.

O mutirão envolveu mais de 2 mil profissionais de saúde para a realização dos procedimentos. Os pacientes que foram atendidos ontem, aguardavam na fila da Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e foram agendados na última semana pelos 17 Departamentos Regionais de Saúde.

O aposentado Gilberto Santos, de 65 anos, mora em Tatuí e chegou no Conjunto Hospitalar de Sorocaba às 5h30 e foi atendido às 9h. Ele conta que aguarda desde 2017 uma RTU da próstata considerada cirurgia padrão ouro para tratamento da Obstrução Infra-Vesical (OIV) secundária à Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Agora, o aposentado fará os exames indicados pelo médico e retorna em 23 de setembro para análise e agendamento da cirurgia. “Graças a Deus deu tudo certo. Me considero um homem abençoado por ter conseguido essa consulta e poder retornar em breve para solucionar esse meu problema”, disse.

A dona de casa Graziele de Fátima Rodrigues, de 29 anos, é de Cerquilho. Ela também chegou às 5h30 no CHS; o atendimento ocorreu às 10h30. “Preciso de uma cirurgia para pedra no rim. Aguardo há três anos para fazer o procedimento. Agora tenho muitos exames para ver como está o meu rim. A médica disse que é uma situação muito grave e que é preciso fazer a cirurgia com urgência”, conta preocupada.

O retorno da dona de casa será em 27 de setembro, quando os exames serão analisados e o procedimento cirúrgico agendado. “Se a cirurgia der certo, finalmente vou melhorar e poder ter uma vida normal. Hoje preciso fazer dieta com restrição alimentar por conta dessa situação”, explica

Segundo o Governo do Estado, a iniciativa tem o objetivo de acelerar a fila de cirurgias acumuladas durante o período da pandemia de Covid-19, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da doença. “É uma ação importante para agilizar o atendimento da população. Neste sábado (27), o foco é oftalmologia, urologia, ginecologia e ortopedia. É uma mobilização em todo o Estado com cirurgias e, também, com consultas pré-operatórias, um passo obrigatório para a realização dos procedimentos cirúrgicos”, falou o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn. (Virginia Kleinhappel Valio)