Novo SUV híbrido da Toyota pode ser fabricado em Sorocaba

Lançamento da montadora japonesa deve se tornar realidade no Brasil em 2024

Por

Planta de Sorocaba é responsável, atualmente, pelo modelos Yaris, Etios e Corolla Cross.

A Toyota do Brasil pode começar a produzir um novo SUV na planta de Sorocaba em 2024. A informação foi divulgada por sites de veículos. O modelo exato do veículo a ser fabricado na unidade ainda gera divergências. Há informação que pode tratar-se de um carro inédito da montadora japonesa no País. Mas, um remodelado do Toyota Yaris é outra opção.

Segundo os sites especializados, a fabricante deve produzir um SUV compacto e híbrido na cidade. Ele seria menor do que o Corolla Cross e destinado ao mercado emergente. O veículo teria a mesma matriz de baixo custo presente nos Corollas sedan e SUV. O utilitário esportivo seria desenvolvido, inicialmente, na Índia, em parceria com a montadora asiática Maruti Suzuki. No país asiático, o automóvel levaria o nome de Hyryder.

No país asiático, o lançamento deve ocorrer nas próximas semanas, mas, no Brasil, apenas em 2024. O prazo pode, inclusive, se estender para 2025. Porém, há fortes expectativas de que o novo integrante do portfólio da marca realmente comece a ser desenvolvido em Sorocaba já no ano que vem. A japonesa estaria aguardando e negociando plano de investimentos local para iniciar a produção no município.

Outro jornal segmentado diz que o Toyota Cross -- uma variação do Yaris -- é outro candidato a vir para o País no próximo ano. De acordo com o veículo, as versões e hatch e sedan seriam desenvolvidas na cidade. O modelo também deve ser híbrido e integrar-se ao mercado de compactos menores. Pode ter a mesma plataforma usada pela montadora na Eroupa ou a base utilizada na Ásia.

Atualmente, três SUVs da marca já são vendidos nacionalmente -- Corolla Cross, Hilux SW4 e RAV4.

O Cruzeiro do Sul questionou a Toyota do Brasil sobre a possível produção do novo SUV no município. A empresa, contudo, disse, em nota, que não comenta sobre projetos ou produtos futuros.

Produção em Sorocaba e Porto Feliz

Hoje, a planta de Sorocaba da Toyota fabrica os modelos Yaris, Etios e Corolla Cross. O Etios é destinado à exportação. Além disso, a unidade de Porto Feliz faz os motores dos três. Em Indaiatuba é produzido o Corolla. (Vinicius Camargo)