Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Luminárias com tecnologia 5G chegam a Sorocaba em agosto

Cidade deverá ser a primeira da região Sudeste do Brasil a receber a iluminação com internet sem fio

03 de Julho de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Praça Coronel Fernando Prestes foi a escolhida para receber o projeto.
Praça Coronel Fernando Prestes foi a escolhida para receber o projeto. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

 

Segundo o Ministério das Comunicações e a Prefeitura de Sorocaba, a cidade deverá ser a primeira da região Sudeste do Brasil a receber a iluminação com tecnologia 5G e internet sem fio. Primeiramente, 12 luminárias inteligentes serão instaladas na Praça Coronel Fernando Prestes, no início de agosto. Sorocaba e mais 15 cidades brasileiras fazem parte do programa Conecta 5G, do Ministério das Comunicações, que é viabilizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No dia 22 de junho, Curitiba, na região Sul do país, foi a primeira cidade do Brasil contemplada com o programa e teve a 1ª luminária com tecnologia 5G ligada.

Sorocaba receberá, gratuitamente e em caráter de projeto-piloto, um sistema de iluminação pública equipado com tecnologia de quinta geração (5G) de conectividade móvel, internet sem fio. Além de abarcar antena 5G, a luminária também é equipada com câmeras de videomonitoramento que contam com a tecnologia de reconhecimento facial sistema que pode detectar e identificar o rosto de quem se aproxima, agregando como ferramenta de segurança pública além de possuir sistema Wi-Fi, sensores de ruído e possibilitar a gestão de serviços semafóricos. O equipamento foi desenvolvido pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.

No final de junho, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) recebeu o presidente da ABDI, Igor Calvet, e o gerente de novas tecnologias da empresa, Tiago Faierstein. Segundo o gerente de novas tecnologias da ABDI, as luminárias públicas inteligentes são importadas da Finlândia, e o acesso ao sinal será livre para todo cidadão sorocabano naquela região, desde que possua equipamentos compatíveis com o sistema 5G. “Usuários que não dispõem dessa tecnologia poderão acessar, normalmente, o sinal de internet convencional, 4G, irradiado também via Wi-Fi”, disse Faierstein.

Cada luminária que será instalada em Sorocaba já vem equipada com duas câmeras de alta resolução, cujas imagens podem ser integradas à rede de videomonitoramento da Prefeitura, tanto para fins de segurança pública, como para monitoramento de trânsito. “Todo controle de câmeras e da iluminação podem ser feitos de forma remota, por uma central de monitoramento”.

O presidente da ABDI disse que os testes serão realizados nas faixas de frequência 3.7; 3.8; 27.5 e de 27.9 GHz (gigahertz) da tecnologia 5G. “O sinal 5G é aproximadamente 100 vezes mais veloz que o 4G”, destaca Igor Calvet.

Segundo Calvet, a meta do projeto federal é contemplar, em um primeiro momento, cidades com mais de 500 mil habitantes. Depois, serão atendidas localidades acima de 100 mil, seguidas daquelas com mais de 30 mil habitantes e, assim, sucessivamente, até que todas as 5.570 cidades brasileiras estejam plenamente cobertas em 2029.

O diferencial é que, para implementar as luminárias 5G, não é necessário que a cidade já tenha regulamentado localmente a Lei Geral de Antenas, que estabelece o regramento para utilização da tecnologia 5G em espaços particulares. “Isso porque todo o sistema 5G está nas luminárias, que são dispositivos de propriedade e para finalidades públicas”, disse Calvet.

A Prefeitura de Sorocaba já havia assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre as partes envolvidas, no dia 11 de março, em Brasília. “A proposta é oferecer internet de qualidade, ampliando a conectividade. Estamos otimistas quanto a essa nova tecnologia e, a partir dos resultados atingidos nessa fase experimental, a ideia é disponibilizar, em um segundo momento, esse serviço em outras áreas da cidade”, disse Manga.

Lei Geral das Antenas

A implantação do 5G requer a instalação de cinco vezes mais antenas em relação à rede 4G. Com o Leilão do 5G, a Anatel recomendou que as cidades adequem suas próprias legislações baseadas na Lei Geral das Antenas para garantir a instalação desses equipamentos. Enquanto isso, as luminárias inteligentes do Conecta 5G podem servir de infraestrutura para a transmissão do sinal. Nesta primeira fase, a luminária vai oferecer a rede 5G apenas para interligar equipamentos urbanos e uso empresarial. A estrutura vai utilizar faixas de radiofrequência que não entraram no leilão do 5G. (Ana Claudia Martins)