Manga: férias das escolas municipais serão transferidas para julho

O prefeito fez o anúncio na tarde desta quinta-feira (30); antes, o recesso ocorreria em outubro, por conta dos Jogos Abertos do Interior

Por Vinicius Camargo

As férias das escolas municipais de Sorocaba foram transferidas para julho

As férias escolares das escolas municipais de Sorocaba serão transferidas para o mês de julho. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), na tarde desta quinta-feira (30), em vídeo publicado em suas redes sociais. A Secretaria da Educação (Sedu) confirmou a informação. Segundo a pasta, o recesso será entre os dias 18 e 28 deste mês. Embora a cidade tenha deixado de ser sede os Jogos Abertos do Interior, a Sedu havia informado, nesta semana, que o recesso seria mantido para outubro.

Segundo Manga, a decisão foi tomada devido à insatisfação da maioria dos pais de alunos pela postergação das férias. “Fizemos uma força-tarefa, junto com o nosso secretário de Educação (Márcio Carrara) (e) secretário de Administração (Fausto Bossolo), e conseguimos trazer de volta as férias escolas para o mês de julho”, disse.

O impasse no recesso das escolas municipais começou após uma decisão do Governo do Estado de São Paulo. No dia 22 deste mês, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude anunciou que Sorocaba não seria mais cidade-sede da 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior - “Horácio Baby Barioni.” A justificativa apresentada pela pasta foi a constatação de irregularidades nos locais onde ocorreriam as competições.

O campeonato estava previsto para acontecer entre os dias 3 e 15 de outubro. Durante o evento esportivo, as unidades de ensino seriam utilizadas como alojamento para os atletas. Por isso, o recesso teria de ser transferido de julho -- quando ocorre regularmente -- para outubro. Mesmo com o cancelamento dos Jogos no município, na terça-feira (28), a Sedu comunicou, em nota enviada ao Cruzeiro do Sul, a manutenção do calendário letivo. Na ocasião, a secretaria disse que a decisão de manter o cronograma definido em dezembro de 2021 foi tomada para evitar transtornos com novas mudanças. Porém, nesta quinta-feira (30), voltou atrás e retornou o recesso para o período habitual. De acordo com a pasta, a medida não prejudicará os dias letivos, nem o atendimento aos estudantes. 

Escolas estaduais

Nas escolas estaduais, que também seria usadas para abrigar competidores, o recesso do segundo semestre não sofreu alteração e será de 10 a 14 de outubro. Já as férias, igualmente, estão mantidas para o período de 11 a 25 de julho. As informações foram passadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.