Fiéis lotam igreja para celebrar o Dia de Santo Antônio em Sorocaba

No total, a paróquia produziu quatro toneladas do tradicional bolo do santo, o que equivale a 16 mil pedaços e quatro mil medalhas

Por Ana Claudia Martins

Paróquia de Santo Antônio e o tradicional bolo em homenagem ao dia do santo.

Fiéis lotam a igreja de Santo Antônio nesta segunda-feira (13) para celebrar o dia em sua homenagem. Além dos pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas, muitas pessoas seguem até a Paróquia de Santo Antônio, no Além Ponte, para comprar o tradicional bolo. Neste ano, foram feitos quatro toneladas de bolo, o que equivale a 16 mil pedaços e cerca de quatro mil medalhas do santo. No total, cinco missa são realizadas hoje em comemoração ao dia de Santo Antônio.

Nem mesmo o frio da manhã gelada desta segunda espantou os fiéis da 66ª Festa de Santo Antônio, que ocorre todo ano na Paróquia que leva o mesmo nome do santo, que é considerado pelos católicos o “santo casamenteiro”.

Todo ano, a tradicional festa de Santo Antônio começa com a trezena em homenagem ao dia do santo, onde diariamente são realizadas missas. E no dia 13 de junho ocorre a tradicional venda do bolo de Santo Antônio.

Para quem tem fé e acredita no “santo casamenteiro”, a tradição é encontrar a medalha de Santo Antônio no pedaço do bolo deverá se casar. Mas, para quem já casou ou não está em busca de um namorado, a data em celebração ao santo serve para renovar a fé, fazer pedidos e agradecer pelas graças já alcançadas pela intercessão de Santo Antônio.

Na Paróquia Santo Antônio, pela manhã já foram realizadas duas missas, uma às 7h e outra às 10h. No período da tarde, são mais duas celebrações: às 12h e 15h, e a noite às 19h, com o Arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine.

Já os pedaços do bolo do santo são vendidos durante todo o dia no salão da secretaria paroquial, desde às 7h. A igreja fica na praça Coronel Joaquim Estanislau de Arruda.

Mantendo a tradição

Por conta da pandemia da Covid-19, em 2020 Paróquia de Santo Antônio não realizou a tradicional venda do bolo e a doação dos pães abençoados. Já no ano passado, as missas e a tradição do bolo foram mantidas, mas seguindo os protocolos de prevenção à doença. Segundo o frei Gilberto Piscipetlli, este ano o total de bolo produzido é maior do que o ano passado, visto que mais pessoas são esperadas neste dia em homenagem ao santo.

A aposentada Aparecida Barbieri, 60 anos, costuma frequentar a igreja no dia de Santo Antônio e leva para a casa o tradicional bolo do santo. Ela disse que o consumo do bolo já virou tradição e leva para a família. “É um dia para celebrar Santo Antônio, agradecer e pedir paz e saúde”, afirma.

Já a psicóloga Elizabete Marques, 28 anos, está solteira e acredita na tradição do bolo de Santo Antônio para casar. “Todo ano venho com minhas amigas e a gente compra o bolo. Estou solteira e já encontrei a medalha em outras ocasiões. Algumas amigas inclusive já arrumaram namorado, não custa tentar”, conta. (Da Redação)