Ministério Público investiga denúncias contra concurso da Câmara

Foram recebidas 13 representações feitas por candidatos

Por Wilma Antunes

Concurso para 41 vagas segue suspenso.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) investiga denúncias relacionadas ao concurso público da Câmara Municipal aplicado no dia 29 de maio. Conforme despacho assinado na terça-feira (7), o órgão recebeu 13 representações feitas por candidatos. Ainda, de acordo com o MP, foi estabelecido o prazo de 10 dias para que o legislativo apresente esclarecimentos e medidas adotadas diante do caso.

A situação ocorre após participantes do concurso apontarem um possível crime de plágio no exame. Isso porque as questões de língua portuguesa da prova foram reproduzidas de um concurso feito em Buriticupu, no Maranhão, em 15 de maio. O exame foi realizado em Sorocaba no dia 29 também do mês passado, para 41 vagas.

O certame foi suspenso oficialmente por 15 dias, contados a partir do dia 6 deste mês, para apuração dos e-mails com denúncias sobre a prova e a repetição de questões replicadas nos exames. Além da suspensão do concurso, também foram suspensos os prazos para cumprimento de obrigações decorrentes do contrato 03/2022, firmado com o Instituto Avança SP.

O presidente da Casa Legislativa, Claudio Sorocaba (PL), já se manifestou sobre o caso e afirmou que existe a possibilidade de o concurso ser cancelado. “Minha vontade é cancelar tudo, mas não posso intervir nisso. Essa decisão é de responsabilidade da Comissão de Concurso Público da Câmara”, afirma. (Wilma Antunes)