Câmara de Sorocaba vai apresentar relatório sobre o concurso

O impasse ocorre porque a mesma prova de língua portuguesa foi aplicada em um concurso público de Buriticupu, no Maranhão

Por Wilma Antunes

Fachada do prédio da Câmara de Sorocaba, no bairro Alto da Boa Vista.

Após uma semana repleta de polêmicas em torno do concurso público da Câmara Municipal de Sorocaba, realizado no último dia 29, a Casa deve apresentar um relatório completo sobre o caso na segunda-feira (6). O impasse ocorre porque a mesma prova de língua portuguesa foi aplicada em um concurso público de Buriticupu, no Maranhão, no início do mês de maio. O gabarito oficial, inclusive, foi divulgado dez dias antes de o exame ser realizado em Sorocaba.

Na terça-feira (31), a Câmara acionou o Instituto Avança São Paulo, banca responsável pela prova, a fim de buscar esclarecimentos a respeito das denúncias recebidas. Foi estabelecido o prazo de dois dias para o pronunciamento da empresa, que venceu na quinta-feira (2). O Legislativo informou ontem (3) ao Cruzeiro do Sul que recebeu as respostas da empresa dentro do prazo limite.

Ainda acrescentou que o parecer da Comissão do Concurso Público será submetido à Mesa Diretora da Câmara. Na sessão ordinária da última terça-feira, o chefe do Poder Legislativo, Cláudio Sorocaba (PL), considerou a possibilidade de o concurso ser cancelado. No entanto, disse que não poderia interferir na situação e a decisão caberia à própria comissão.

A reportagem solicitou a resposta oficial do Instituto Avança São Paulo enviada à Câmara, mas tanto a Casa Legislativa quanto a empresa não se manifestaram. (Wilma Antunes)