Sema resgata 70 animais abandonados em imóveis na zona leste
Dono dos animais sofreu um infarto e está internado no hospital. Desde então, os bichos ficaram sozinhos
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (2), o resgate de cerca de 60 cães que estavam em condições precárias em uma casa na Rua Chile, Vila Barcelona. Posteriormente, a equipe da Sema foi em outras duas residências, localizadas na Rua Cervantes. Nelas, foram resgatados quatro gatos e seis cachorros. No total, a ação resgatou ao menos 70 animais.
Segundo as primeiras informações obtidas pela rádio Cruzeiro FM 92,3, a tutora dos animais morreu há seis meses. Com isso, eles ficaram sob os cuidados do marido dela. Porém, o homem sofreu um infarto e está internado no hospital. Por isso, os bichos ficaram sozinhos.
Vanderlei Martinez, presidente da Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (Spaso) acompanhou o resgate dos animais "A Spaso foi acionada ontem (1º), às 22h, por moradores. Procuramos coordenar uma ação junto à Sema, para ajudar a retirada. Na Rua Cervantes, foram retirados dois cães em uma residência e na outra, seis cachorros e quatro gatos. Havia também seis esqueletos de gatos e dois de aves em um dos imóveis".
De acordo com Martinez, o imóvel da Rua Chile e um dos imóveis da Rua Cervantes pertenciam ao mesmo proprietário, já o outro imóvel localizado na mesma rua é de uma mulher que faleceu e deixou os cachorros aos cuidados de Marcelo. Ele conta também que parentes do proprietário foram ao imóvel na Rua Chile, "abriram o portão, e soltaram alguns animais. Ou seja, o número de animais naquela residência era bem maior e agora alguns estão soltos pelas ruas".
O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba, Edson Thiago Santoro Alvez esteve no local acompanhando a ação. "Todos eles vão passar por uma triagem veterinária para verificar a qualidade de vida deles e possíveis doenças. Como são muitos animais, vamos dar encaminhamento de cada um, devido a situação. Provavelmente eles irão para alguma feira de adoção assim que estiverem em condições de serem adotados", explica. (Da Redação)
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Jornal Cruzeiro do Sul (@jornalcruzeiro)