Semana do Meio Ambiente tem programação para todas as idades

Data, criada pela ONU, faz parte do calendário oficial de Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

A Semana Mundial do Meio Ambiente começou no último dia 31 e se estende até 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de fomentar ações voltadas à preservação ambiental.

Em Sorocaba, a data faz parte do calendário oficial. A Prefeitura, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) preparou uma programação variada, voltada ao público de todas as idades, como a exposição Zoo: muito mais do que lazer, que teve início ontem (1º) e segue até 30 de junho, no Shopping Iguatemi Esplanada. O evento é aberto ao público. Hoje (2), tem o lançamento do programa Sema vai à comunidade, com o Zoo vai à escola, na CEI-09.

Entre hoje e sábado (4), acontece curso Minhocultura -- produção de húmus, no Parque Natural Chico Mendes. Na sexta-feira (3), os alunos da E.E.Senador Vergueiro farão uma visita monitorada especial, durante a manhã, ao Quinzinho de Barros.

No sábado (4), o munícipe poderá conferir a Feira da Água e do Meio Ambiente, que acontece das 10h às 18h, no Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas. No domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sema realiza um evento especial e aberto ao público, das 9h30 às 12h30, no Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados.

O calendário de comemoração da Sema se estende até semana que vem. No dia 7, acontecerá uma ação educativa com o Clubinho do Refúgio, voltada às crianças e comunidade. No mesmo dia, a Estação de Tratamento de Água do Cerrado recebe o programa Água Viva, uma atividade voltada aos alunos da E.E. Arthur C. Freire. A ação será realizada também no dia 9, data que também acontece a Blitz da Biodiversidade, às 9h, no Porto das Águas.

No dia 10, os alunos da Fatec poderão conferir uma palestra sobre resíduos sólidos com a bióloga Viviane Rachid, às 19h. Para fechar a programação, a Sema realiza no dia 11, o Encontro do Coaves Kids, com passarinhada e plantio de árvores, aberto ao público infantil, com início às 8h30, no Reservatório de Detenção de Cheias do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados. Por fim, às 10h, ocorre a Ação Educativa do Saae Sorocaba sobre descarte de resíduos na rede de esgoto, na região do Wanel Ville.

O Sesc Sorocaba realiza durante o mês de junho inúmeras atividades ligadas ao meio ambiente como oficinas ecopráticas, que são aquelas cujas práticas estão de acordo com os princípios da ecologia. A programação completa, com datas e horários, pode ser encontrada no site www.sescsp.org.br/unidades/sorocaba/. (Da Redação)