Casos de Covid aumentam em Sorocaba e preocupam setores de saúde
Embora a taxa de transmissibilidade tenha subido de forma exponencial, a cidade está há cinco dias sem mortes
Uma nova explosão de casos de Covid-19 preocupa os setores de saúde pública. Em Sorocaba, foram registrados 1.229 contaminações pelo coronavírus, apenas nesta terça-feira (31). A média móvel dos últimos sete dias é 463,4. O resultado representa aumento de 358,8% em comparação à estimativa de duas semanas atrás, que estava em 101. Embora a taxa de transmissibilidade tenha subido de forma exponencial, a cidade está há cinco dias sem mortes.
Segundo dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SES), de todos os pacientes, sete precisaram ser internados em UTI, enquanto 1.154 recuperavam-se em isolamento domiciliar. A quantidade de pessoas com sintomas de Covid-19 ou gripe (influenza) diminuiu de 59 para 51. Entre os suspeitos, seis estavam internados em UTI.
Não havia óbitos em investigação e o total de descartados por testes negativos subiu para 232.267. Desde o início da pandemia, a cidade acumula 124.738 positivações, 3.129 óbitos e 1.154 recuperados. Atualmente, o sistema de saúde de Sorocaba conta com 70 leitos clínicos (enfermaria) e 41 leitos UTI, disponibilizados entre hospitais públicos e privados. Até esta terça-feira (31), 12 leitos de enfermaria eram ocupados por pacientes. Já, a UTI tinha nove leitos utilizados, sendo dois deles ocupados por crianças em tratamento.
Vacinação
A campanha de vacinação desta quarta-feira (1º), em Sorocaba, é contra influenza e sarampo. A ação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9h às 15h. Votorantim, por sua vez, prossegue a imunização contra Covid-19 em 13 pontos da cidade. As crianças de 5 a 11 anos são atendidas nas UBSs Archilla e Serrano, das 8h às 12h; e Cristal, das 8h às 14h. Já, a população a partir de 12 anos pode comparecer aos postos Vila Garcia, Rio Acima, Barra Funda, Amorim, Clarice e Itapeva, das 8h às 12h; Bela Vista, das 8h às 14h; Novo Mundo e Tatiana, das 9h às 12h; e Vila Nova, das 9h às 15h. (Wilma Antunes)