Covid-19
Sorocaba aplica 4ª dose em pessoas de 48 e 49 anos na quarta (22)
Em entrevista na rádio Cruzeiro FM 92,3, secretário da Saúde de Sorocaba disse que essa dose será dividida por etapas
O secretário municipal da Saúde de Sorocaba, Claudio Pompeo Chagas Dias, disse nesta segunda-feira (20), em entrevista no Jornal das Cinco da rádio Cruzeiro FM 92,3, que a aplicação da 4ª dose da vacina contra Covid-19 será dividida por etapas na cidade. A vacinação será iniciada nesta quarta-feira (22) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para pessoas de 48 e 49 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, desde esta segunda-feira (20), pessoas com 40 anos ou mais, que iniciaram o esquema vacinal com a Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca podem comparecer a uma das mais de 38 mil salas de vacinação do país para tomar a dose de reforço contra a Covid-19, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, reforçou que as decisões da pasta são baseadas em critérios científicos.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço é mais eficaz.
Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação. Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. (Da Redação)