Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Inadimplência registra mais um mês de queda em Sorocaba

Segundo o banco de dados da Associação Comercial (ACSO) em Sorocaba, inadimplência registra mais um mês de queda

26 de Maio de 2022 às 15:32
Da Redação [email protected]
Inadimplência aumentou e teve impacto no rotativo.
Inadimplência registra mais um mês de queda (Crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS)


A inadimplência em Sorocaba seguiu tendência de queda no mês de abril, segundo o banco de dados da Associação Comercial (ACSO), administrado pela Boa Vista SCPC.

 

O número de pessoas com o CPF negativado totalizou 40.875, queda de 20% em comparação com o mesmo período de 2021. A quantidade de registros caiu 0,04%, ficando em 60.010. Estima-se que, em média, cada pessoa inadimplente possui duas contas em atraso. A faixa etária que mais aparece no banco de dados é a de 31 a 40 anos, com o famoso “nome sujo” há 3 anos.

 

Já o valor total da dívida vem aumentando desde janeiro deste ano, representando cerca de R$ 44 milhões, resultado que reflete a sequência de aumento da taxa de juros pelo Banco Central (BC), elevando as demais taxas e o custo das operações de financiamento.

 

Segundo o economista Roque Camargo, na primeira semana de maio, o BC elevou a taxa Selic em 1 ponto percentual, representando 11,75%, buscando assim conter a alta na inflação. “Por um lado, as aplicações começam a ter retorno real, tendo em vista que a inflação dos últimos 12 meses está em 11,30%, o que proporcionava um juro real negativo antes desse aumento. Por outro lado, com juros mais altos, também cresce o peso para pagamento das dívidas, o que pode aumentar o número de inadimplentes. Nesse caso, é importante ter cautela na concessão de crédito”, avalia.