Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Campanha municipal de inverno espera atender 12.100 pessoas

Ação busca arrecadar doações de roupas de frio e cobertores até dia 31 de agosto

26 de Maio de 2022 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Há pontos de coletas de doações em vários pontos da cidade.
Há pontos de coletas de doações em vários pontos da cidade. (Crédito: ÁBIO ROGÉRIO (25/5/2022))

 

A Campanha de Inverno 2022, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, deve beneficiar mais de 12.100 pessoas até 31 de agosto. A previsão foi informada ao Cruzeiro do Sul pelo secretário de Cidadania, Clayton Lustosa. A iniciativa, lançada na segunda-feira (23), arrecada cobertores e agasalhos novos ou em bom estado. Os donativos serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade social e a quem vive nas ruas. O Fundo Social de Solidariedade (FSS) está à frente da ação.

Segundo Lustosa, os itens serão destinados, sobretudo, a pessoas em situação de rua, por meio do programa Humanização Inverno. Ele diz que, com as baixas temperaturas, mais gente aceita a ajuda das equipes da ação. Em outras estações, entre 20 a 30 atendidos aceitam, diariamente, algum tipo de auxílio -- como agasalhos e cobertores, além de abrigo. Já no frio, esse número sobe para 120.

Por isso, considerando a média diária, Lustosa estima que, até o fim da campanha, cerca de 12.120 serão beneficiadas. “Aquelas pessoas que, durante o todo o tempo (em) que nós temos tratado, não aceitaram nenhum tipo de ajuda, quando o frio chega, acabam aceitando”, disse ele.

O Fundo angaria os itens durante o ano todo, na sua sede. No inverno, esse trabalho é intensificado, com a disponibilização de mais pontos de coleta, justamente devido ao aumento da demanda. A Humanização também é ampliada, com atuação todos os dias. Assim, as equipes do programa retiram os donativos nos pontos de captação e os entregam aos públicos-alvo diariamente.

Munícipes, empresas e instituições podem contribuir até o dia 31 de agosto, em diversos locais. São eles: 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (7º BPM/I) (av. Pereira da Silva, 1.285, Jardim Santa Rosália); Associação dos Professores e Profissionais da Área da Educação Municipal de Sorocaba (rua Galileu Pasquinelli, 360, Jardim Brasilândia); Carrefour Campolim (av. Gisele Constantino, 1.870, Parque Campolim); Carrefour Sônia Maria (av. Brasil, 376, Terra Vermelha); Centro de Referência em Educação (rua Arthur Caldini, 211, Jardim Saira); Comando de Policiamento do Interior -7 (rua Bento Manoel Ribeiro, 209, Cerrado); Paço Municipal (av. engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista); supermercado Confiança (av. Dr. Armando Pannunzio, 1.601, Jardim São Carlos); e nas farmácias da rede Farma Ponte. Após essa data, as doações serão recebidas apenas no Fundo Social de Solidariedade.

Além disso, interessados podem pedir para a Secid retirar as roupas e cobertas em sua casa, pelo WhatsApp (15) 9966-62636. empresários interessados em participar da ação devem solicitar caixas de coleta ao FSS e à Secid, pelos telefones (15) 3238-2503 e (15) 3212-6900.

De acordo com Lustosa, a Campanha de Inverno objetiva levar ao menos um pouco de conforto a quem mais precisa e ajuda a preservar a vida das pessoas em situação de rua nos dias frios. (Vinicius Camargo)