Buscar no Cruzeiro

Buscar

Refugiados

Mais duas famílias ucranianas chegam a Sorocaba

Elas foram recebidas pela Igreja Família. Mais 10 refugiados que se unem a outras 7 pessoas que já vivem na cidade

24 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
As duas famílias desembargaram na cidade na quinta-feira.
As duas famílias desembargaram na cidade na quinta-feira. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Mais duas famílias refugiadas da guerra na Ucrânia chegaram a Sorocaba, sendo recebidas pela Igreja Família, localizada na zona leste de Sorocaba. Uma das famílias é formada por 7 pessoas: uma mulher, de 42 anos; um homem, de 52; três adolescentes, de 15, 17 e 19 anos; e duas crianças, de 9 e 12 anos. Já a segunda família é composta por três pessoas: uma mulher de 48 anos e duas adolescentes, de 9 e 12 anos. A cidade de origem das famílias não foi divulgada pela igreja.

Segundo a pastora Fabrícia Lemski Rosa, os refugiados saíram da Ucrânia e vieram ao Brasil com a ajuda do Global Kingdom Partnership Network (GKPN), uma rede de igrejas que atua em mais de 108 países, sendo acolhidas por meio das igrejas participantes do programa. Os custos financeiros para tirar as famílias da Ucrânia ficou por conta do GKPN. “A igreja fica responsável por acolher e sustentar essas famílias por um ano. Agora, estamos com quatro famílias, totalizando 17 pessoas”.

Em 29 de março deste ano, a igreja recebeu duas famílias ucranianas, vindas de Kharkiv. Três mulheres, de 32, 41 e 70 anos chegaram em Sorocaba com mais quatro crianças: duas de 9 anos, uma de 5 e outra de 10. De acordo com a pastora, as duas famílias acolhidas em março já estão locadas e as crianças, estudando.

Em Sorocaba, as duas novas famílias ucranianas receberão, além da moraria, roupas, alimentação, itens básicos de saúde, bem como estudo e acompanhamento das famílias. “Nosso desafio é alugar apartamentos, mobiliar para cada família e suprir todas as necessidades”, disse a pastora. “Nossa Igreja Família já esteve envolvida em outras ações como abrir poços no sertão brasileiro, reconstruir casas na Síria e iniciar trabalhos no sertão da Bahia. Agora estamos abraçando essa causa”.

Os munícipes podem ajudar o trabalho de acolhimento da igreja por meio de doações. Os interessados podem colaborar com a transferência de dinheiro ou doação de itens essenciais. A doação pode ser feita por cartão, indo pessoalmente à igreja, na avenida Hollingsworth, 565 e também por pix, utilizando o e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 99707-0622. (Da Redação)