Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Bolsonaro chega a Porto Feliz para encontro com Elon Musk

Pauta inclui marcos regulatórios na Amazônia e conectividade nas escolas brasileiras; coletiva de imprensa está marcada para às 14h

20 de Maio de 2022 às 11:11
Vinicius Camargo [email protected]
Presidente se reúne com Elon Musk
Presidente se reúne com Elon Musk (Crédito: Filipe ARAUJO / AFP)

Matéria atualizada às 14h47

O encontro entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o bilionário norte-americano Elon Musk, em Porto Feliz, já começou. Os dois discursaram agora há pouco, na abertura do evento. A reunião ocorre no hotel de luxo Fazenda Boa Vista, às margens da rodovia Castelo Branco (SP-280).

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o tema do encontro é Conectividade e Proteção da Amazônia. O chefe do Executivo brasileiro e o homem mais rico do mundo devem discutir assuntos como marcos regulatórios na Amazônia e conectividade nas escolas do País.

Ambos desembarcaram no São Paulo Aeroporto Catarina Executivo Internacional, em São Roque. Musk chegou por volta das 9h e o presidente 20 minutos depois. Bolsonaro seguiu em um comboio de veículos até o hotel de luxo, onde se reuniu r com o dono da fabricante de veículos elétricos Tesla e da empresa de transporte espacial.

O chefe do Executivo, ao chegar ao hotel em Porto Feliz, desceu do carro e cumprimentou policiais que fazem a segurança em frente ao local. Contudo, não falou com a imprensa.

Tudo indica que o bilionário chegou ao hotel antes de Bolsonaro em um dos dois helicópteros que pousaram dentro do hotel, por volta das 9h30 e 9h50, respectivamente.

Musk veio ao Brasil a pedido do ministro das Comunicações, Fábio Faria. O chefe da pasta federal, inclusive, adiantou a informação sobre a visita do presidente e do bilionário à cidade da Região Metropolitana de Sorocaba nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (20), por meio de publicação em suas redes sociais. Nas postagens, o ministro também informou os temas a serem tratados durante o compromisso.

O encontro não consta na agenda oficial de Bolsonaro e é fechado a imprensa. O governo federal não deu mais detalhes sobre o compromisso.

Um esquema de segurança foi montado na entrada do hotel, com várias viaturas das Polícias Militar e Rodoviária. Na comitiva, também vieram outros membros do governo, como os ministros que participaram do encontro. O assessor especial do presidente Bolsonaro, Max Guilherme, transmitiu o encontro pelo Instagram.

Acompanham o presidente no encontro os ministros Fábio Faria (Comunicações), Ciro Nogueira (Casa Civil), Augusto Heleno (Gabinete de segurança institucional), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Carlos França (Relações Exteriores).

 

 

 

Starlink na zona rural 

O lançamento da Starlink para 19 mil escolas brasileiras de áreas rurais que não têm internet e monitoramento da Amazônia. Estes serão os temas tratados no encontro entre Jair Bolsonaro e Elon Musk no encontro desta sexta-feira (20). O anúncio foi feito pelo próprio bilionário, em uma público no Twitter. "Super empolgado por por estar no Brasil para o lançamento da Starlink para 19 mil escolas de área rurais desconectadas (ou sem internet, fica a critério) e monitoramento ambiental da Amazônia", escreveu.

Coletiva de imprensa 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fará uma entrevista coletiva, que está marcada para às 14h, na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, para dar mais detalhes e informações sobre os assuntos tratados no encontro, como o lançamento da Starlink para 19 mil escolas brasileiras de áreas rurais que não têm internet e monitoramento da Amazônia. (Vinícius Camargo)

Entenda o projeto de Elon Musk no Brasil

A reunião do bilionário Elon Musk com o presidente da República, Jair Bolsonaro, agendada para esta sexta-feira (20), envolve um projeto da Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil.

O ministro da Comunicações, Fábio Faria, teve encontro com Elon Musk em dezembro do ano passado para tratar do projeto.

Segundo o ministro, o governo federal quer utilizar satélites de órbita baixa para levar internet para áreas rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica.

A internet da Starlink, de acordo com informações da empresa, funciona enviando informações através do vácuo do espaço, onde se desloca mais rapidamente do que em cabos de fibra óptica, o que a torna mais acessível a mais pessoas e locais.

Constelação de satélites

Segundo a Starlink, enquanto a maioria dos serviços de internet por satélite atuais são possibilitados por satélites geoestacionários simples que orbitam o planeta a cerca de 35 mil km de altitude, a Starlink é uma constelação de vários satélites que orbitam o planeta a uma distância mais próxima da Terra, a cerca de 550 km.

Uma vez que estão em baixa órbita, o tempo de envio e recepção de dados entre o utilizador e o satélite - a latência - é muito menor do que com satélites em órbita geoestacionária, diz a empresa.

O direito de exploração pela Starlink no Brasil deve valer até 2027.

Galeria

Confira a galeria de fotos