Sorocaba
Oscilações de energia causam prejuízos a moradores de Sorocaba
As interrupções no fornecimento foram confirmadas pela concessionária
Moradores de quatro bairros de Sorocaba relataram prejuízos causados por oscilações de energia na rede da CPFL Piratininga na última quarta-feira (18). Os eventos teriam danificado, ao menos, nove portões eletrônicos nos bairros Vila Santana, Trujillo, Santa Rosália e Vila Progresso.
De acordo com a Dirce dos Santos Rocher, de 56 anos, que trabalha em uma casa da Vila Santana, a energia oscilou por diversas vezes enquanto ela aspirava pó e usava a máquina de lavar. A casa em que ela trabalha foi uma das atendidas pelo serralheiro Fernando José Cruz Junior, de 34 anos. Ontem (19), ele atendeu uma pessoa na Vila Santana, quatro pessoas no bairro Santa Rosália, três no Trujillo e uma na Vila Progresso.
O portão da casa dele, que mora no Trujillo, também parou de funcionar com a oscilação. Em contato com seus fornecedores, Junior soube que, na quarta-feira (18), os estoques zeraram devido a alta procura.
O que diz a CPFL
Em resposta aos questionamentos do jornal Cruzeiro do Sul, a CPFL Piratininga confirmou oscilações momentâneas de energia em algumas regiões do centro de Sorocaba na quarta-feira, em função de defeito em um equipamento de uma das subestações que abastece a região.
A solicitação de ressarcimento pode ser feita até 5 anos depois da ocorrência e pode ser feita pelo 0800 010 2570 ou nas agências e postos de atendimento presencial ou então pelos canais digitais para o registro da reclamação. A falta de energia pode ser comunicada pelo WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304, aplicativo CPFL Energia ou site www.cpfl.com.br.
Direitos do consumidor
De acordo com o Procon Sorocaba o procedimento em busca de ressarcimento inclui procurar a CPFL para relatar o ocorrido e pleitear o ressarcimento. Não havendo resolução, o consumidor poderá abrir reclamação no Procon.
Os atendimentos específicos da CPFL, na sede do Procon Sorocaba, ocorrem de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Para ser atendido, o consumidor deve ser o titular da conta de energia ou apresentar carta de procuração preenchida e assinada, além de cópia do documento pessoal com foto do representado.
A sede do Procon Sorocaba fica localizada na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 99198-2958 ou site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br. Ainda, além de sua sede, o Procon Sorocaba também possui espaço para atendimento presencial nas unidades da Casa do Cidadão Nogueira Padilha, Ipanema e Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B). (Kally Momesso)