Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Inverno antecipado'

População muda hábitos para enfrentar frio intenso em Sorocaba

As temperaturas devem permanecer baixas nos próximos dias, com alerta para qualidade do ar

19 de Maio de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
O programa Humanização conseguiu acolher mais de 20 pessoas na noite de ontem (17).
O programa Humanização conseguiu acolher mais de 20 pessoas na noite de ontem (17). (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (18/5/2022))

As noites frias de Sorocaba têm mudado a rotina de alguns moradores, com os preparativos para o enfrentamento de um inverno em pleno outono. Seja fazendo exercícios físicos ou tomando um caldo quente, cada pessoa encontra um jeito para se proteger do frio. Afinal, a madrugada de ontem (18) foi a mais gelada do ano e bateu 6,9C nos termômetros, de acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).

Ao som de Rock’n’Roll, o personal trainner João Gilberto Pascoal, 57 anos, aproveitou a noite para fazer atividade física em frente a Biblioteca Municipal, no bairro Alto da Boa Vista. Ele contou que o hábito de praticar exercícios funcionais junto aos alunos, inclusive no frio, já vem de muitos anos.

Não muito distante do personal, estavam os educadores físicos Reginaldo Batista, 45, e João Cravo, 43, se preparando para uma corrida pelo Paço Municipal. Para eles as atividades físicas também são prioridade, independentemente da temperatura. Cravo destacou que, no frio, a tendência é que as pessoas comam mais para se aquecer mas, em contrapartida, os exercícios ficam de lado. Com isso, é mais provável que as pessoas ganhem peso durante esse período.

“Nós também comemos sopa, mas não podemos cair nessas armadilhas de que é uma refeição leve. Temos que levar em consideração os ingredientes que vão nessa sopa. Por um lado, ela vai te aquecer, claro, mas acaba sendo muito rica em calorias. Então, no balanço energético, você pode acumular uns ‘quilinhos‘ a mais. Esse é um dos motivos pelos quais temos que manter uma rotina de exercícios físicos aliado a uma alimentação saudável”, complementou Batista.

Vem mais frio aí

Embora o inverno comece só em junho, os próximos dias continuam gelados na região de Sorocaba. Segundo dados da empresa de meteorologia Climatempo, a previsão para hoje (19) é de temperatura mínima de 6ºC e máxima de 18ºC. Sem probabilidade de chuva, os níveis da umidade relativa do ar ficam entre 48% e 90%. Amanhã (20), os termômetros podem registrar mínima de 7ºC e máxima de 18ºC, enquanto a qualidade do ar fica entre 48% e 90%.

O fim de semana segue frio mas, no sábado (21), as temperaturas voltam a subir gradativamente. Com mínima de 8ºC e máxima de 22ºC, sendo que a umidade do ar fica entre 48% e 90%. No domingo (22), a mínima prevista é de 10ºC e a máxima, 23ºC. A umidade do ar diminui e fica entre 43% e 88%. Por fim, na segunda-feira (23), a mínima é de 12ºC e a máxima, 25ºC. Já a qualidade do ar cai ainda mais e tem níveis entre 37% e 86%.

Acolhimento

Mais 22 pessoas foram acolhidas ontem (17) pelas equipes do programa HumanizAção. A ação ocorreu com o auxílio no envio de informações por munícipes para a realização de abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Foram feitos atendimentos a 48 pessoas, em 25 pontos da cidade. As pessoas que aceitaram receber acolhimento foram encaminhadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, além do pernoite, todos também têm à disposição alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

O programa HumanizAção é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central, da Secretaria da Cidadania (Secid), contando também com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, agentes do SOS e o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes Trânsito e Transportes.

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde se encontrem pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Além disso, quem puder colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503. (Wilma Antunes)