Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ação incentiva combate ao abuso de crianças

18 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Reprodução / internet)

 

Hoje (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para marcar a data algumas ações serão realizadas na cidade. Hoje pela manhã, a Comissão Municipal que trata da violência sexual infantil em Sorocaba (CMEVS) fará uma ação de conscientização no terminal Santo Antônio. No sábado (21), às 10h, a Comissão de Direitos Infantojuvenis, em parceria com a Comissão da Mulher Advogada, da OAB Sorocaba realiza palestra gratuita sobre o tema. O evento é aberto a todos os interessados e terá a participação da enfermeira especialista em atendimento de casos de violência, Daniela Valentim.

Presidente da Comissão de Direitos Infantojuvenis da OAB Sorocaba, Juliana Saraiva de Medeiros destaca a importância de levar informação às pessoas. Ontem (17), ela palestrou para estudantes de 11 a 14 anos em uma escola municipal de Sorocaba. “Fiquei impressionada com o interesse deles. Eles sabem o que é abuso, mas não sabem das questões legais e têm dificuldades de delimitar o que é violência”, disse.

Juliana destacou o fato das estatísticas mostrarem que 60% dos abusos são cometidos dentro de casa e por pessoas do convívio das vítimas como padrastos, pais, avós e tios. “Apenas 20% dos abusos são praticados por pessoas totalmente desconhecidas da vítima”, alertou.

Mudas e palestras

Hoje, a CMEVS fará a distribuição de mudas no terminal Santo Antônio, das 11h às 12h30. “Damos a planta e levamos informações para o povo”, disse Juliana. Sobre a palestra marcada para às 10h de sábado, Juliana, informou que a entrada é gratuita e acontecerá na Casa do Advogado, que fica na rua Vinte e Oito de Outubro, 840, Alto da Boa Vista. (Da Redação)