Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Defesa Civil de SP alerta sobre a frente fria desta semana

Os riscos de incidentes e danos para a saúde aumentam com a queda repentina da temperatura

17 de Maio de 2022 às 12:58
Inaiê Mendonça [email protected]
Defesa Civil do Estado alerta para baixas temperaturas na região de Sorocaba nos próximos dias.
Defesa Civil do Estado alerta para baixas temperaturas nos próximos dias. (Crédito: Fábio Rogério )


A Defesa Civil de SP e o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) divulgaram um alerta na tarde desta segunda-feira (16) com orientações sobre a chegada de uma massa de ar frio de origem polar que deve avançar por São Paulo e derrubar as temperaturas. De acordo com o alerta a queda repentina na temperatura aumenta os riscos de incidentes e danos para a saúde.

O alerta destaca que, com o frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia, e com a diminuição de chuvas e redução da umidade do ar, doenças atacam o aparelho respiratório. Além disso, idosos e crianças estão sujeitos às doenças agravadas pelo frio.

Em virtude das doenças mais presentes no período do frio, como a gripe, o resfriado, a pneumonia e a meningite, tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos são essenciais.

Os órgãos citam ainda a atenção especial que precisa ser dada às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua.

Em Sorocaba, por exemplo, no último sábado (14), seis pessoas em situação de rua foram acolhidas pelo programa Humanização, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania (Secid). Ao todo, 19 pessoas nessas condições foram abordadas, os que aceitaram foram encaminhados ao Serviço de Obras Sociais (SOS). Na entidade são oferecidos serviços como: alimentação completa, banho quente, roupas limpas e pernoite.

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante trabalho social pode informar os locais onde haja pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, é possível colaborar doando alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.