Sorocaba
Sorocabanos se preparam para o frio
Frente fria atípica para o mês de maio começará nesta quarta-feira
As temperaturas despencam mais cedo do que o previsto na região de Sorocaba. Isso porque na quarta-feira (18), uma extensa massa de ar frio avança pelo Estado de São Paulo e pode provocar geadas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que o clima gelado continue pelo resto da semana. Considerado um fenômeno atípico para o mês de maio, o frio seguirá também na quinta, sexta e sábado e segundo o Climatempo pode fazer 0º C a 5° C no interior paulista.
Ciente da frente fria pelos meios de comunicação, Francisca Valbetânia de Souza, de 47 anos, já encontra sua rotina variando com a chegada dessa nova frente fria, e já foi em busca de novos agasalhos, principalmente para as crianças da família.
Já o vendedor ambulante, Ed Rodrigues Júnior, de 63 anos, acredita que com o frio, as vendas no seu carrinho de cachorro quente tenham queda. Júnior lembra que, em dias de temperaturas amenas, as pessoas costumam circular mais pelas ruas. Ele, entretanto, continuará trabalhando mesmo com as temperaturas em queda, pois segundo ele “a vida continua, não pode parar”. Ao contrário de Francisca, ele não foi a nenhuma loja procurar por agasalhos e cobertas, pois já possui tudo para passar por uma frente fria.
Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), com as temperaturas baixas, a expectativa é de que os consumidores saiam às compras buscando por agasalhos. Com isso as vendas devem ser impactadas positivamente, considerando que o ticket médio das roupas de inverno é mais alto. Sendo mais procurado os agasalhos (moletons e jaquetas), toucas, cachecóis e itens para a preparação de caldos e sopas, é importante o lojista se preparar para atender os clientes, principalmente realizando uma divulgação que atinja os consumidores.
Podendo ser um grande termômetro para as vendas do Dia dos Namorados, a associação espera que seja uma semana positiva para os lojistas.