Buscar no Cruzeiro

Buscar

Previsão do tempo

Sorocaba pode ter temperatura de 4 °C durante esta semana

Na cidade, a semana será de frio intenso, com recorde de temperaturas baixas e até geada; porém, há poucas chances de chuva

16 de Maio de 2022 às 09:18
Vinicius Camargo [email protected]
 SP vê queda de temperatura e deve ter nova onda de frio no fim de semana
SP vê queda de temperatura e deve ter nova onda de frio no fim de semana (Crédito: Fábio Rogério (31/03/2022) )

A semana será de frio intenso, com recorde de baixas temperaturas para o ano e até geada em Sorocaba, segundo previsão do Climatempo. A chegada de uma frente fria mudará completamente o clima na cidade a partir desta terça-feira (17). Na quarta-feira (18), o dia mais gelado, os termômetros podem marcar mínima de 4 °C. Entre esta segunda (16) e sexta-feira (20), a máxima não passa de 19 °C. Há poucas chances de chuva, mas os dias serão nublados e mais secos. De acordo com o Climatempo, esta semana será a mais fria em todo o Brasil, principalmente, na maioria das áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste. 

Começa a esfriar já nesta segunda-feira (16). A mínima será de 14 °C e a máxima, de 22 °C. De manhã, o sol aparece, porém, com muitas nuvens. À tarde, chove, mas, à noite, as pancadas param. A umidade relativa do ar ficará entre 42% (mínima) e 94% (máxima). 

Na terça-feira (17), os termômetros despencam -- mínima de 8 ºC e máxima de 19 ºC. O dia será nublado e sem chuva. O ar deve ficar mais seco, com índices de 32% a 97%. O frio recorde será registrado na quarta-feira (18), com expectativa de mínima de 4 ºC e máxima de 15° C. Ao amanhecer, deve gear. À tarde, o céu estará bastante nublado. Apesar dessas condições, não chove. O tempo ficará ainda mais seco, pois a umidade do ar vai variar entre 36% e 77%. 

Embora os termômetros possam ter ligeira alta na quinta-feira (18), as temperaturas continuarão bem baixas. Deve fazer entre 6 ºC e 19 ºC. A manhã terá sol, nuvens e névoa. À noite, o céu fica mais limpo. A umidade do ar melhora um pouco, com mínima de 51% e máxima de 91%. 

A temperatura mínima não muda na sexta-feira (20), enquanto a máxima sobe para 19 °C. O clima ensolarado e nublado prevalece. Não há previsão de pancadas de chuva. O tempo volta a ficar seco, e os porcentuais de umidade caem a 56% e 88%. 

Frio em todo o País

O Climatempo prevê uma semana de frio intenso em muitas áreas do Brasil, por conta de uma nova massa polar que se espalhará por todo o País. Todas as capitais dos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e, possivelmente, do Acre e Rondônia devem ter novos recordes de baixas temperaturas para este ano.

O fenômeno derrubará os termômetros, sobretudo, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nas duas últimas regiões, será a semana mais gelada de 2022, com possibilidade de geada no fim da semana em alguns estados. São eles: Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Já o Sul também terá frio intenso, podendo, inclusive, nevar, mas nada incomum para maio.  

Ainda segundo Climatempo, o clima gelado neste mês é atípico para o Sudeste e Centro-Oeste. Por isso, esta será uma situação excepcional. Deve fazer abaixo de 0 ºC no sul de Minas e de 0 ºC a 5 °C no interior paulista, Triângulo/Alto Paranaíba, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, além dos Estados da região Sul.