Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Equipes do "HumanizAção" acolhem 17 pessoas em situação de rua

Com o auxílio de munícipes, as pessoas foram acolhidas nesta segunda-feira (9)

11 de Maio de 2022 às 10:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
SOS Sorocaba
SOS Sorocaba (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

As equipes do programa “HumanizAção” contaram, mais uma vez, com informações de munícipes, ao longo desta segunda-feira (9), para a realização de abordagens sociais a pessoas em situação de rua. Foram feitos atendimentos a 37 pessoas, sendo que 17 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, além do pernoite, todos também têm à disposição alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

Encaminhamentos aos serviços de saúde também são feitos, sempre que necessário. Porém, o principal propósito desse programa é proporcionar à pessoa em situação de rua chances reais de reintegração social, inclusive de reencontro com a família de origem, sempre que isso for possível e desejado pela pessoa.

Foram percorridos 17 espaços públicos, nos seguintes endereços da cidade: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Rua Dr. Fernando Santos, redondezas do Jardim Gutierres, Largo do Divino, Praça Dom Tadeu Strunck, Rua Paysandu, Rua Leopoldo Machado, Avenida Domingos Júlio, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Praça Pedro de Toledo, Avenida Itavuvu e Avenida Moreira César. Além disso, com informações de munícipe, as equipes também vistoriaram os seguintes locais: Rua Dr. Campos Salles, Rua Pedro Molina e Rua Sete de Setembro.

Na segunda-feira (9), as equipes realizaram, ainda, limpeza nas proximidades da Rodoviária, Parque Espanhóis, Largo do Líder, Rua Benedito Galdino de Barros e na Avenida Dom Aguirre, com o recolhimento de materiais inservíveis abandonados nas calçadas por pessoas em situação de rua, higienizando a via e garantindo o bem-estar da população que frequenta o local.

O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central, da Secretaria da Cidadania (Secid), contando também com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, agentes do SOS e o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Saiba como ajudar

Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.

Além disso, quem puder colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503. (Divulgação/Secom)