Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bairro Jurupará

Asilo clandestino é fechado em Piedade; idosos sofriam maus-tratos

Casa de repouso fica no bairro Jurupará; 19 pessoas viviam no local, em situação de maus-tratos e condições precárias

10 de Maio de 2022 às 12:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Idosos vivam em situação de maus-tratos no asilo clandestino que foi interditado
Idosos vivam em situação de maus-tratos no asilo clandestino que foi interditado (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Piedade )

Um asilo clandestino foi interditado no bairro Jurupará, em Piedade, na última sexta-feira (6). A ação foi realizada pela prefeitura da cidade, com o apoio da Polícia Militar. O Executivo divulgou o caso apenas na tarde de segunda-feira (9). A municipalidade informa que 19 pessoas viviam no local, em situação de maus-tratos e condições precárias. Uma mulher morreu. 

Segundo o governo municipal, no asilo, havia pouca comida e alimentos podres na geladeira. Além disso, foram encontrados idosos com dificuldade para respirar e até uma pessoa com sarna no corpo todo. Ainda conforme a prefeitura, o local abrigava 16 idosos e três pessoas com menos de 60 anos. Duas delas sofrem de deficiência mental e uma é dependente química. As três foram encaminhadas para um centro terapêutico particular da cidade. 

Uma senhora, de 91 anos, faleceu na segunda-feira (9). A causa da morte ainda não foi confirmada. Já os outros 15 foram levados para o Lar São Vicente de Paulo, em Sorocaba, e asilo Vó Margarida, em Piedade. 

Havia alimentos podres na geladeira  - Divulgação/ Prefeitura de Piedade
Havia alimentos podres na geladeira (crédito: Divulgação/ Prefeitura de Piedade )

Ainda de acordo com a administração municipal, não havia moradores de Piedade na casa de repouso. Todos eram de Ibiúna, São Roque, Osasco, na grande São Paulo, dentre outras cidades. "A identificação ficou prejudicada, pois nenhum deles estava com os documentos e as cuidadoras só sabiam os primeiros nomes dos residentes”, informa. A prefeitura diz que os proprietários do local não foram encontrados. O Executivo piedadense investiga o caso. Agora, o foco é tentar identificar os idosos e contatar os familiares.

Moradores do asilo viviam em condições precárias  - Divulgação/ Prefeitura de Piedade
Moradores do asilo viviam em condições precárias (crédito: Divulgação/ Prefeitura de Piedade )

A Vigilância Sanitária, a Secretaria de Desenvolvimento Social, A Guarda Civil Municipal (GCM), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal do Idoso também auxiliaram na retirada das pessoas e fechamento do asilo.  (Da Redação)