Sorocaba
Escola de Sorocaba suspende aulas por surto de Covid-19
E.E. Monteiro Lobato, no Parque Santa Isabel, teve casos em servidores e alunos
![A escola testará todos os alunos nesta segunda e terça.](https://www.jornalcruzeiro.com.br/_midias/jpg/2022/05/06/escola_de_sorocaba_suspende_aulas_por-914576.jpg)
A Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no Parque Santa Isabel, na zona oeste de Sorocaba, precisou suspender temporariamente as aulas na última quarta-feira (4), após um surto de Covid-19. A orientação veio da Vigilância Sanitária do Município. Os pais foram comunicados por meio de um aviso.
Segundo uma mãe de aluno, que pediu para ter a identidade preservada, na noite de terça-feira (3) os alunos receberam um comunicado pedindo para que fossem de máscara para a escola no dia seguinte, o que reforçou a desconfiança dos alunos sobre um surto de Covid na unidade escolar.
“Somente na noite de quarta (4) nós recebemos a confirmação da escola de que as aulas seriam suspensas, por meio de um comunicado. Há rumores de que são vários casos, mas ninguém oficializou quantos são”, disse a mãe do aluno. No texto enviado aos responsáveis, a diretoria da escola explica que as aulas ficarão suspensas até terça-feira (10), voltando presencialmente a partir de quarta (11).
A diretoria da unidade escolar pede, por meio do comunicado, que os alunos estejam na escola entre os dias 9 e 10 de maio para que todos os alunos realizem a testagem -- a data é oportuna para coleta de contactantes sem sintomas. A testagem dos alunos ocorrerá das 14h às 17h, divididos em grupos pré-determinados, para não causar aglomeração. Os estudantes menores de idade só poderão realizar a testagem com a presença dos pais ou autorização por escrito do responsável.
Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informa que há casos confirmados entre servidores na unidade escolar e que as aulas presenciais foram suspensas por recomendação da Vigilância Epidemiológica. Ainda conforme a pasta, “os alunos poderão acompanhar as atividades pelo Centro de Mídias SP, sem prejuízo para o aprendizado, e os casos confirmados para Covid-19 seguem em acompanhamento pela UBS de referência e os contactantes serão monitorados neste período”.
Já a Secretaria de Comunicação (Secom) de Sorocaba esclarece que quando dois ou mais casos confirmados são identificados na mesma escola, é realizada uma análise do período de estudo e do vínculo epidemiológico entre os casos e que, “se houver estabelecimento do vínculo epidemiológico para definição de surto, a Vigilância Epidemiológica dará o devido encaminhamento das ações de acordo com cada caso”. (Virgínia Kleinhappel Valio e Carolina Santana)