Toyota fecha fábrica histórica no ABC depois de seis décadas

As operações dessa unidade vão ser transferidas para as unidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz

Por Cruzeiro do Sul

Planta industrial é a mais antiga da montadora no Brasil.

A Toyota do Brasil anunciou na tarde desta terça-feira (5) que vai fechar sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e transferir as operações para as unidades de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz.

A planta mais antiga do grupo -- e a primeira da montadora fora do Japão -- foi inaugurada em 1962 para a produção do icônico jipe Bandeirante. Hoje produz componentes para veículos das outras unidades brasileiras e para exportação à Argentina e aos Estados Unidos.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, também foi informado da mudança ontem e lamentou o fato. Ele afirma que vai procurar o presidente da montadora no Brasil, Rafael Chang, para tentar convencer o grupo a permanecer na cidade. No fim de 2019, o município perdeu a fábrica da Ford e no local está sendo construído um centro de logística.

A Toyota informa que a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro, com conclusão prevista para novembro de 2023. Os funcionários que quiserem poderão ser transferidos para as outras unidades do grupo. A área será vendida ao final do processo.

A montadora afirma que a transferência é necessária para aumentar a competitividade. “Concentrando a produção em três plantas otimizaremos a infraestrutura, mantendo níveis de produção e de mão de obra”, assinala.

Após a inauguração das outras fábricas da marca em Indaiatuba (1998), Sorocaba (2012) e a de motores em Porto Feliz (2016), houve especulações sobre o destino da unidade de São Bernardo. Há cinco anos, a Toyota instalou no local seu primeiro Centro de Pesquisa Aplicada na América Latina.

Pouco antes, a empresa havia transferido sua sede administrativa de São Paulo para o ABC, de onde foi de novo transferida para Sorocaba, em 2020. (Estadão Conteúdo e Redação)