Alunos da Etec Fernando Prestes auxiliam pessoas à declarar o IR

Orientação gratuita aos contribuintes tem início amanhã e é supervisionada

Por Wilma Antunes

Professor Carlos Corrá orienta alunos que participarão da atividade.

Declarar o Imposto de Renda à Receita Federal não é um tarefa tão simples como se imagina. Durante o procedimento, é comum que surjam diversas dúvidas sobre os tipos de declaração, rendimentos, entre outras questões que acercam o tema. Para ajudar os contribuintes de Sorocaba, a Etec Fernando Preste disponibiliza orientação gratuita para a população a partir de amanhã (4). A declaração é feita pelos alunos do curso técnico de contabilidade, com supervisão de professores e da coordenadoria.

A Etec Fernando Prestes possui o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade. Neste ano, aproximadamente 100 alunos receberam treinamento para auxiliar os contribuintes na hora de declarar o Imposto de Renda.

O professor do curso de contabilidade, Carlos Hingst Corrá, disse que os alunos estão animados para começar o procedimento. Segundo ele, a parte prática complementa o ensino teórico da disciplina, possibilitando um domínio maior nas atividades da área. “É o grande momento do curso! Eles vão receber o ‘cliente’ ali, do lado deles. Então, isso empolga muito os estudantes. Os professores sempre supervisionam os procedimentos, então, eles têm uma segurança muito grande para começar”.

A estudante Evelyn Boranelli, 17 anos, contou que pegou o jeito de declarar o Imposto de Renda nas aulas do professor Corrá. “Estou perguntando para várias pessoas se elas declaram imposto de renda ou conhecem alguém que precisa. Muitas pessoas não têm dinheiro para contratar serviço de escritório, o projeto da escola acaba sendo humanitário por contribuir tanto com a sociedade”, disse.

Laís Osaka Bezerra, 17 anos, também é aluna de contabilidade e afirma que o auxílio dos professores é fundamental para aprender o procedimento. “Em certos momentos, a parte prática acaba nos proporcionando desafios. Essa será a minha primeira experiência em declaração, mas não estou nervosa, porque o professor Corrá vai estar nos supervisionando”.

O projeto de orientação de Imposto de Renda é realizado na cidade há 12 anos e tem um público fiel. Segundo a coordenadora do curso de contabilidade, Benedita Faria, esta é a primeira vez, em dois anos de pandemia, que o serviço será realizado de forma presencial. As edições de 2020 e 2021 foram feitas on-line. Ela recomenda que os contribuintes já deixem os documentos necessários separados. Desta forma, a declaração é feita de forma rápida, sem necessidade de retorno à escola.

“Com esse projeto, todos ganham. Os alunos podem aplicar o que foi aprendido em sala de aula e a população tem seu imposto declarado corretamente”, disse Benedita. A orientação é realizada até o dia 14 de abril, das 13h30 às 16h e das 19h às 21h. Para receber a ajuda dos alunos, o limite dos rendimentos tributáveis da pessoa física ou jurídica deve ser de até R$ 70 mil. O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.etecfernandoprestes.com.br.

A Etec Fernando Prestes fica na rua Natal, no Jardim Paulistano, zona sul de Sorocaba. Em caso de dúvidas, a coordenadora Benedita está à disposição pelo número (15) 99601-2910 e também pelo e-mail benedita.faria@etec.sp.gov.br.

Unip

A Unip Sorocaba promoveu ontem (2) a orientação de declaração de Imposto de Renda aos contribuintes da cidade. O serviço foi feito pelos alunos do curso de contabilidade, das 9h às 13h, com supervisão da coordenadoria. A atividade está programada também para os dias 9 e 23 de abril. Não é necessário agendar horário. O atendimento é realizado por ordem de chegada. (Wilma Antunes)