Prefeitura entrega 35 novos ônibus para o transporte coletivo

Novos veículos devem operar já nesta terça para solucionar reclamações de usuários em pelo menos 11 linhas

Por Ana Claudia Martins

Prefeitura de Sorocaba entrega 35 novos ônibus para o transporte coletivo.

Para tentar resolver os problemas no transporte público da cidade, como casos de superlotação e atrasos, a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes entregaram na manhã desta segunda-feira (28) o total de 35 novos ônibus, com capacidade para 37 passageiros sentados e 40 em pé, e equipados com lâmpadas led, tomada USB, ar-condicionado, bancos e balaústres com sistema antiviral. Conforme a Urbes, os novos veículos começam a operar no transporte público já nesta terça-feira (29).

Reportagens recentes do jornal Cruzeiro do Sul e também da rádio Cruzeiro FM 92,3 mostraram reclamações diárias dos usuários do transporte coletivo como superlotação e atrasos em pelo menos 11 linhas, são elas: Jardim Rodrigo, Sol Nascente, Interbairros Vitória Régia/Éden, Nova Esperança, Ipatinga, Carandá, Campolim, Altos do Ipanema, Júlio de Mesquita, Aparecidinha e Cajuru.

Na semana passada, por exemplo, de acordo com uma passageira, que utiliza a linha há três anos, o problema é recorrente. Ela fez até um vídeo para mostrar a dificuldade de embarcar no veículo no período das 7h da manhã. “Este ponto sempre está lotado. O ônibus costuma passar 6h45 e no dia 21 deste mês, era 7h10 e ainda não havia passado. Em alguns dias, chegam dois ao mesmo tempo. Um deles não chegou a parar e o outro estava cheio. Poderiam estar intercalando em vários horários para não perdermos tempo”, comenta.

A reportagem do Cruzeiro do Sul também esteve, na semana passada, nos dois terminais da cidade, onde constatou reclamações dos usuários por atrasos nas linhas. Na plataforma da linha que atende o bairro Nova Esperança, outra munícipe, que não quis se identificar, relata atrasos. “O ônibus não passou às 7h15, às 7h30, passou cheio e não parou e às 7h45, não passou. Ele chegou somente às 8h. Fiquei esperando desde as 7h”, conta.

As reclamações fizeram com que a Urbes fizesse uma operação de fiscalização em linhas de ônibus de grande demanda de passageiros, principalmente no Terminal Santo Antônio, que é o maior da cidade. Durante a ação, a própria Urbes informou que identificou casos de lotação e atrasos nas linhas que atendem os bairros do Campolim (65), Rodrigo (55) e Interbairros III (303). Segundo a Urbes, nestas linhas já foram adicionadas viagens extras e a oferta deverá ser ampliada.

“Além de viagens extras, serão criados corredores prioritários para algumas linhas e a frota de ônibus será renovada, contando com mais carros articulados e superarticulados, para incrementar a capacidade de passageiros por viagem”, afirma o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

“ A fiscalização da Urbes identificou problemas em algumas linhas de ônibus como Campolim, Jardim Rodrigo, Sol Nascente, região de Brigadeiro Tobias, entre outras. Já fizemos algumas melhorias com o remanejamento nas linhas e com os novos ônibus vamos queremos acabar com os problemas de superlotação e atrasos, principalmente nos horários de pico”, aponta Barreto.

Aumento de 50% no número de passageiros

Segundo levantamento da Urbes, houve aumento de 50% no número de passageiros no transporte público de Sorocaba. Conforme os dados da empresa pública, foram transportados em 2021 cerca de 2,7 milhões de passageiros contra 1,8 milhão em 2020. E em 2019 foram transportados 3,7 milhões passageiros em 2019.

Para a Urbes, tanto o aumento no número de passageiros como o aumento no preço do litro do diesel e dos combustíveis em geral contribuíram para trazer mais pessoas para o transporte coletivo da cidade, e consequentemente trazendo os problemas apontados como superlotação e atrasos em algumas linhas, principalmente no horário de pico.

“A pandemia da Covid-19 fez cair o número de passageiros que, mais recentemente, voltou a crescer. Estamos atentos a isso e sabemos que também mostra a confiança da população no transporte público. Tanto é que esse tipo de ação intensiva de fiscalização será realizada de maneira regular pela Urbes, a fim de continuar promovendo melhorias constantes no sistema”, disse o diretor-presidente da Urbes. (Da Redação)