Duas empresas solicitam instalação ou ampliação na cidade a cada mês

Localização, mão de obra qualificada e leis de incentivo municipal são atrativos de Sorocaba

Por Jéssica Nascimento

Em 2021, Sorocaba se destacou como a segunda cidade do Estado de São Paulo que mais gerou empregos, conforme o Caged.

 

Sorocaba recebeu, durante o período de 14 meses, 30 manifestações de grandes empresas com interesse em se instalar ou ampliar seus investimentos na cidade, de acordo com um levantamento da administração municipal. Esse número equivale a média de duas solicitações de empresas realizadas a cada mês. Desse total, somente uma empresa indicou declínio e outras três estão sendo analisadas. No momento, 18 instituições estão se instalando ou ampliando seus investimentos no município. Todas elas juntas devem gerar 4 mil novos postos de trabalho na cidade.

Esses dados mostram que Sorocaba segue apresentando sinais de retomada do crescimento econômico. Para Erly Domingues de Syllus, diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a atração de novas empresas é fantástica para a cidade, já que isso reflete em geração de novos empregos. “A indústria indo bem, o comércio vai bem, tudo vai bem e movimenta toda a matriz da economia, gerando tributos para o município”, afirma, ao destacar que ano passado Sorocaba foi a segunda cidade do Estado de São Paulo que mais gerou empregos, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Entre os atrativos que colocam Sorocaba em destaque no setor industrial, o diretor do Ciesp considera como essencial o tripé localização, mão de obra qualificada e leis de incentivo municipal. Isso porque, completa, antes de escolher uma cidade para se instalar, a empresa faz uma análise muito criteriosa, pesquisando desde a disponibilidade de mão de obra qualificada, se a cidade conta com instituições de ensino para formar bons profissionais e até se o município tem uma boa localização do ponto de vista logístico. “Temos tudo isso aqui. Além disso, Sorocaba tem se tornado um centro de excelência em tecnologia 4.0. E isso incentiva as empresas aqui instaladas a serem mais inovadoras e, consequentemente, mais competitivas”.

Apesar de todas essas conquistas serem resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, Syllus aponta haver um longo caminho a ser percorrido. “Temos que trabalhar ainda mais para que a cidade seja um atrativo para empresas nacionais e multinacionais”. Inclusive, o Executivo destaca que o mercado será ainda mais competitivo nos próximos anos, já que as empresas passarão a investir cada vez mais em inovação e tecnologias. “Temos que lutar muito para continuarmos sendo uma cidade de altos negócios e novas empresas”.

Investimentos

Em 2021, segundo informações da Prefeitura de Sorocaba, 27 empresas manifestaram interesse em se instalar ou ampliar seus investimentos no município, seja com ou sem formalização via protocolo de intenções. Já neste ano, até o início de março, foram apresentados três protocolos de intenções de empresas pleiteantes - que buscam incentivos fiscais - e todos estão sendo analisados.

De acordo com a Prefeitura, a cidade deve receber 18 novas empresas nos próximos meses. Juntas, essas instituições realizam uma projeção para até três anos de geração de empregos, com a abertura de mais de 4 mil novos postos de trabalho. Entre as companhias que estão em processo de instalação ou ampliação de investimentos em Sorocaba, estão a Valid, a Toyota, a DB Medicina, a Majestyc América e a Assa Abloy. As outras 13 empresas ainda não foram divulgadas, respeitando a solicitação de sigilo por questões estratégicas.

Alguns desses nomes foram divulgados no ano passado, como a fábrica de cadeados Papaiz, do grupo Assa Abloy, anunciada em agosto pelo prefeito Rodrigo Manga. De acordo com a prefeitura, a empresa está em fase de instalação no condomínio industrial da cidade, o Braslog. O Executivo não informou se a empresa já está em operação, mas estima que, durante este processo de instalação, sejam gerados, inicialmente, cerca de 200 novos postos de trabalho.. (Jéssica Nascimento)