Temporal da última madrugada alaga ao menos 20 bairros de Sorocaba

Famílias ilhadas, casas inundadas, móveis perdidos e carros destruídos são apenas alguns problemas que a população teve de enfrentar nas últimas 24 horas

Por Wilma Antunes

Temporal da última madrugada alaga ao menos 20 bairros de Sorocaba

O temporal que atingiu Sorocaba na madrugada deste sábado (12) provocou inúmeros transtornos aos moradores das áreas de risco. Famílias ilhadas, casas inundadas, móveis perdidos e carros destruídos são apenas alguns problemas que a população teve de enfrentar nas últimas 24 horas. Além desta triste realidade, os pontos de alagamento dificultaram o tráfego de veículos em locais próximos às margens do Rio Sorocaba.

Um balanço feito pela Defesa Civil apontou que, na zona oeste da cidade, em uma hora e meia de chuva, foram registrados 83 milímetros de água por metro quadrado. O volume é considerado muito elevado para um curto espaço de tempo, o que causou alagamentos devido ao transbordamento do rio e de córregos.

Ao todo, a Corporação recebeu 55 solicitações de ocorrências, entre inundações, quedas de muros, árvores e fiação elétrica, bueiros entupidos e deslizamento de terra. A avenida Dom Aguirre ficou completamente tomada pela água. Alguns veículos, que por azar estavam próximo à Praça Lions, foram arrastados pela força da correnteza.

No início da tarde deste sábado, agentes da Urbes - Trânsito e Transporte estiveram no local para auxiliar no trânsito. As vias ficaram bastante lamacentas e a Prefeitura de Sorocaba encaminhou equipes para trabalhar na limpeza da avenida e das duas faixas na região da ponte da rua XV de Novembro. As vias adjacentes, como a Saliba Mota, também estavam alagadas.

Da mesma forma, os carros ficaram ilhados na avenida Antônio Carlos Comitre, na zona sul. A água quase chegou a ultrapassar os gradis da rua e deixou o fluxo de veículos turbulento nas imediações do prédio em que fica a Procuradoria da República. A Polícia Militar foi ao Parque Campolim para dar suporte aos motoristas.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, durante a madrugada foram constatados pontos de alagamento em ao menos 20 bairros. Entre as áreas atingidas estão o Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Santa Esmeralda, Mineirão, Pinheiros, Vila Rica, Jardim Maria do Carmo, Jardim Faculdade, Vila Jardini, Jardim Santa Lucinda, Vila Rica, Jardim São Paulo, Santa Marina, Jardim Nova Esperança, Centro, Campolim, Jardim Abaeté, Vila Assis, Central Parque e Lopes de Oliveira.

Na região do Parque das Águas, a situação também era alarmante. Dezenas de moradores tiveram suas casas alagadas e se deslocaram para os pontos mais altos do Jardim Abaeté para esperar a água baixar. Ainda nesse bairro, crianças brincavam na água suja das enchentes, colocando em risco a própria saúde.

Força-tarefa

Desde às 2h, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes, Secretaria de Serviços e Obras (Serpo) e Secretaria da Cidadania (Secid) foram mobilizadas para atender às ocorrências identificadas. Todos operam com efetivo extra, de viaturas e agentes, para auxiliar nos desvios dos locais de alagamento.

Os agentes da Secid também oferecem amparo aos moradores em situação de vulnerabilidade social das regiões de risco de Sorocaba, sobretudo no Jardim Marly, Mineirão e Jardim Itapemirim, onde residem famílias carentes. Conforme informou a Prefeitura à reportagem, ninguém ficou desabrigado.

Houve, ainda, auxílio em situações de alagamento nas imediações do Parque dos Espanhóis e na rua Pedro Setúbal (Pinheiros). Nas ruas Comendador Vicente do Amaral e Karim Jamal, houve transbordamento do córrego. Até esta tarde, havia interdição na região do Parque das Águas, assim como na rua João Gabriel Mendes e na avenida XV de Agosto.