Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Temporais marcam os últimos dias do verão

15 de Março de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Chuva inunda via no Jardim Abaeté e crianças brincam na água.
Chuva inunda via no Jardim Abaeté e crianças brincam na água. (Crédito: Wilma Antunes (12/03/22))

Fortes temporais marcam o fim do verão em Sorocaba. Um alerta emitido ontem (14) pela Defesa Civil do Estado do São Paulo prevê chuvas intensas e contínuas para os próximos dias, com índice pluviométrico de até 80 milímetros. No último sábado (12), a cidade registrou volume de 91 milímetros e causou diversos transtornos aos moradores, como inundação de vias, rompimento de adutora, perda de imóveis e quedas de muros e árvores. Alguns pontos da cidade também tiveram sua fiação elétrica danificada, o que ocasionou na queda de energia.

De acordo com o órgão de proteção, a previsão do tempo indica que os pés d’água vêm acompanhados de raios, ventos fortes e chuvas de granizo. Os fenômenos podem ocorrer até amanhã (16) e exigem atenção redobrada da população que mora em áreas mais vulneráveis, sobretudo, das pessoas que residem em locais próximo às margens do rio Sorocaba e de córregos. Ainda conforme a Defesa Civil, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Clima

Hoje (15), os termômetros podem registrar temperatura máxima de 27ºC e mínima de 18ºC, segundo a empresa de meteorologia Climatempo. O dia será ensolarado pela manhã, mas há 90% de probabilidade de chuva no período da tarde. O acumulado de água previsto é de 12 milímetros e a umidade relativa do ar fica com níveis entre 55% e 96%, dentro do padrão considerado ideal para a saúde humana.

Com dia nublado e períodos de sol, amanhã (16) terá máxima de 27ºC e mínima de 19ºC. Há 80% de chance de chuva para o período da tarde. Já, o acumulado esperado é de sete milímetros. A umidade do ar, por sua vez, continua com índices saudáveis, entre 55% e 95%.

O verão termina no dia 20 de março, às 12h33, quando terá início o outono. (Wilma Antunes)