Violência doméstica
Continua foragido homem que espancou e matou esposa em São Paulo
Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba já pediu a prisão cautelar do acusado
Eliano de Lima Barbosa Filho, de 28 anos, suspeito de espancar a própria esposa, a sorocabana Anna Carolina Valença Oliveira, de 26 anos, está foragido. O caso ocorreu no dia 5 deste mês, na Vila Santista, em São Paulo. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu cinco dias após o crime. Ela era natural de Sorocaba, mas morava na capital paulista.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo informou, em nota, que a 4ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da capital está responsável pela investigação. Segundo a pasta, a DDM já pediu a prisão cautelar do homem. Contudo, ele ainda não foi capturado.
Conforme o boletim de ocorrência, registrado pela mãe da vítima, o crime ocorreu na residência do casal, durante uma discussão. O BO cita que a jovem foi violentamente agredida com socos no rosto e chutes no abdômen, bem como foi jogada ao chão. Os chutes causaram a perfuração do intestino grosso dela e hemorragia interna, com grande perda de sangue. Após bater na esposa, Eliano fugiu.
Ainda de acordo o registro policial, uma irmã de Anna, de 12 anos, também estava na residência no momento do episódio de violência. A menina acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas levaram a vítima para o Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. No mesmo dia, ela passou por cirurgia.
A jovem ficou cinco dias internada e chegou a ser intubada. Contudo, na noite de quinta-feira (10), não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde. Anna foi velada em Sorocaba, na Ossel, na sexta-feira (11), e sepultada no cemitério Santo Antônio, na mesma data.
A ocorrência foi registrada como violência doméstica e lesão corporal. O jornal Cruzeiro do Sul perguntou à SSP se o agressor deverá responder por feminicídio, já que a mulher faleceu. Contudo, a secretaria não respondeu.
Relacionamento conturbado
Conforme consta do BO, a vítima mantinha um relacionamento com Eliano há 12 anos. O casal tem uma filha de 7 anos. Conforme a mãe de Anna, a relação deles sempre foi conturbada, com muitas brigas. A vítima já havia, inclusive, feito vários boletins de ocorrência por violência doméstica e lesão corporal.
Numa situação anterior, no dia 9 de março de 2019, ela acionou a Polícia Militar após o marido ter se negado a ir embora de casa. Informou ter pedido para ele deixar a residência depois de ter descoberto uma traição. À época, tinha uma medida protetiva em desfavor do homem, mas havia voltado a se relacionar com ele.