Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sandro vai se mudar para um santuário de elefantes no MT

Prefeitura preferia zoo do Rio, mas acata recomendação do MP

13 de Março de 2022 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Há mais de 30 anos em Sorocaba, destino do animal é discutido desde a morte da companheira, Haisa, em 2020.
Há mais de 30 anos em Sorocaba, destino do animal é discutido desde a morte da companheira, Haisa, em 2020. (Crédito: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (20/10/2020))

 

A Prefeitura de Sorocaba acatou recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e o elefante Sandro, que atualmente está no Parque Zoológico Quinzinho de Barros, será enviado para um santuário no Mato Groso. A decisão ocorre após a divulgação da intenção de transferir o animal da o Zoológico do Rio de Janeiro.

Após tramitação de procedimento interno, o município decidiu atender o MP, ressaltando que a transferência será feita da melhor forma possível, por especialistas e membros do Santuários de Elefantes Brasil. A Divisão de Bem Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba é o setor responsável por todas as tratativas relacionadas à remoção do animal.

Conforme informou o jornal Cruzeiro do Sul, em fevereiro e na última quinta-feira (10), o MP fez recomendações à Prefeitura de Sorocaba no sentido de enviar o animal para o santuário. O local seria alternativa ao Zoológico do Rio de Janeiro. O promotor Jorge Alberto Marum elencou uma série de desvantagens com relação ao envio ao Rio de Janeiro, intenção da Prefeitura de Sorocaba.

“Saliente-se que o fato do Santuário não ser aberto ao público configura um benefício ao animal, capaz de fazer com que se sinta seguro e cure-se emocionalmente, criando laços de confiança com aqueles que o rodeiam”, diz o promotor sobre o local considerado mais apropriado. “Conquanto o zoológico do Rio de Janeiro preencha formalmente os requisitos técnicos, o que deve nortear a decisão é o melhor interesse do animal, sobretudo porque já é um elefante idoso”, continua.

“O Ministério Público fica satisfeito porque foi acatada a recomendação, no sentido de que o elefante possa viver num lugar ideal para ele. Nada contra o zoológico, ele não está em situação de maus tratos lá, mas o santuário é um local muito melhor. E então a Promotoria fica satisfeita com o acatamento da recomendação”, comentou o promotor na sexta-feira (11), logo após saber da informação da transferência.

Sandro vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, há pouco mais de 30 anos. Desde que a fêmea Haisa, morreu, em 18 de novembro de 2020, o local onde Sandro deve ficar virou tema de discussão na Justiça e nas redes sociais. O Santuário de Elefantes Brasil está localizado na Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso. (Marcel Scinocca)