Sorocaba
Sandro vai se mudar para um santuário de elefantes no MT
Prefeitura preferia zoo do Rio, mas acata recomendação do MP
A Prefeitura de Sorocaba acatou recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) e o elefante Sandro, que atualmente está no Parque Zoológico Quinzinho de Barros, será enviado para um santuário no Mato Groso. A decisão ocorre após a divulgação da intenção de transferir o animal da o Zoológico do Rio de Janeiro.
Após tramitação de procedimento interno, o município decidiu atender o MP, ressaltando que a transferência será feita da melhor forma possível, por especialistas e membros do Santuários de Elefantes Brasil. A Divisão de Bem Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba é o setor responsável por todas as tratativas relacionadas à remoção do animal.
Conforme informou o jornal Cruzeiro do Sul, em fevereiro e na última quinta-feira (10), o MP fez recomendações à Prefeitura de Sorocaba no sentido de enviar o animal para o santuário. O local seria alternativa ao Zoológico do Rio de Janeiro. O promotor Jorge Alberto Marum elencou uma série de desvantagens com relação ao envio ao Rio de Janeiro, intenção da Prefeitura de Sorocaba.
“Saliente-se que o fato do Santuário não ser aberto ao público configura um benefício ao animal, capaz de fazer com que se sinta seguro e cure-se emocionalmente, criando laços de confiança com aqueles que o rodeiam”, diz o promotor sobre o local considerado mais apropriado. “Conquanto o zoológico do Rio de Janeiro preencha formalmente os requisitos técnicos, o que deve nortear a decisão é o melhor interesse do animal, sobretudo porque já é um elefante idoso”, continua.
“O Ministério Público fica satisfeito porque foi acatada a recomendação, no sentido de que o elefante possa viver num lugar ideal para ele. Nada contra o zoológico, ele não está em situação de maus tratos lá, mas o santuário é um local muito melhor. E então a Promotoria fica satisfeita com o acatamento da recomendação”, comentou o promotor na sexta-feira (11), logo após saber da informação da transferência.
Sandro vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, há pouco mais de 30 anos. Desde que a fêmea Haisa, morreu, em 18 de novembro de 2020, o local onde Sandro deve ficar virou tema de discussão na Justiça e nas redes sociais. O Santuário de Elefantes Brasil está localizado na Chapada dos Guimarães, Estado do Mato Grosso. (Marcel Scinocca)