Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Uso de máscara está liberado ao ar livre

Há quem já aderiu à medida e outros, não

10 de Março de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Osvaldo Thomaz:
Osvaldo Thomaz: "Eu adorei a medida e acho que foi em boa hora". (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (9/3/2022))

Apesar da liberação do uso da máscara em locais abertos já estar valendo, na tarde de ontem (9) várias pessoas continuavam usando a proteção facial pelas ruas do centro de Sorocaba. Muitas pessoas, assim que souberam da novidade, já aprovaram a medida e aproveitaram para deixar de usar a máscara ao ar livre, como ao caminhar pelas ruas. E teve gente que ainda nem sabia da decisão do governo estadual.

Foi o caso de uma mulher que preferiu não se identificar. Ela estava usando máscara e disse que não sabia que já estava liberado o uso da máscara em locais abertos, mas que, por enquanto, iria continuar usando a proteção contra a Covid-19. “Meu filho tem seis anos e só tomou a primeira dose da vacina. Então, acho prudente continuar usando a máscara. Ainda não estou segura para deixar de usar e a pandemia ainda não acabou”, argumentou.

Osvaldo Thomaz, 70 anos, sabia da novidade e já estava andando pelo centro sem a máscara. “Eu adorei a medida e acho que foi em boa hora. Em casa, ninguém pegou Covid-19 e tomamos todas as vacinas necessárias”, disse.

A autônoma Fabiana Silva, 39 anos, também já sabia da decisão, mas disse que vai continuar usando por mais um tempo. “Acho que ainda é cedo para não usar mais nas ruas. Eu peguei Covid e as pessoas em casa também pegaram”, contou. Ela disse que tomou as vacinas contra a doença.

Segundo o governo estadual, agora, o uso de máscara é opcional em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, e o chefe do Comitê Científico, Paulo Menezes, alertaram que a população precisa continuar com os cuidados contra a Covid-19, e que todos completem o ciclo de vacinação. Recomendam ainda que as pessoas se protejam em situações de maior risco de contágio, como aglomerações, e que eventos que preveem aglomeração devem continuar com a exigência do comprovante de imunização. (Ana Cláudia Martins)