Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Casas do Cidadão terão gestão compartilhada

Informação é do prefeito Rodrigo Manga. Ideia é agilizar serviços públicos. Prazo para implantar é de 120 dias

09 de Março de 2022 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Sorocaba tem, atualmente, oito unidades da Casa do Cidadão. Primeiras unidades foram criadas nos anos 2000.
Sorocaba tem, atualmente, oito unidades da Casa do Cidadão. Primeiras unidades foram criadas nos anos 2000. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/3/2022))

 

As oito unidades da Casas do Cidadão de Sorocaba terão gestão compartilhada. O novo modelo deve ser implantado em até 120 dias. A informação foi dada na segunda-feira (7) pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Durante uma transmissão ao vivo, o chefe do Executivo falou, inclusive, de um processo licitatório em andamento e disse que a intenção é que o atendimento seja rápido, similar ao oferecido pelo Poupatempo.

“Nós vamos dividir como se fosse uma subprefeitura, mas sem criar cargo. Vamos usar os próprios servidores. Essa parte administrativa, nós vamos terceirizar. Então, vai ser uma mescla, uma gestão compartilhada”, afirmou. “(Será tipo um) Sistema Poupatempo, que você chega lá e é rápido. Vai ter um limite de horário. É o modelo que vamos implantar aqui”, garantiu.

Manga também falou que os funcionários da Prefeitura de Sorocaba vão continuar fazendo o serviço do dia a dia. Já os funcionários da empresa terceirizada vão atuar no atendimento pessoal. “Elas serão reformadas e divididas, como se fossem subprefeituras. Não vamos criar subprefeitos”, ressaltou. “Uma demanda da saúde, de uma rua de terra, lá de Brigadeiro Tobias, vai ser resolvida na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias”, exemplificou.

O prefeito mencionou o processo licitatório, mostrando que o propósito já está bem adiantado. “Nós ‘estartamos’ a licitação e deve ser publicada nos próximos dias. Mais 90, 120 dias para que a gente assine esse contrato. Vai ser uma grande revolução no dia a dia da população”, enfatizou.

Questionada, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa que a gestão compartilhada das Casas do Cidadão é uma das possibilidades ainda em estudo, “visando sempre à melhoria contínua dos serviços prestados aos munícipes”. “Contudo, qualquer remodelação que eventualmente venha a ocorrer nesse sentido, sempre levará em consideração o melhor para os servidores lotados nessas unidades, assim como para o atendimento da população”, concluiu.

Atualmente, Sorocaba tem oito unidades da Casa do Cidadão, sendo Paço Municipal, Ipanema, Itavuvu, Éden, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Nogueira Padilha e Pátio Cianê Shopping. Além de oferecer serviços próprios da Prefeitura, bem como da administração indireta como é o caso da Urbes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Prefeitura mantém parcerias com instituições como Tribunal de Justiça de São Paulo, Correios e Procon (em algumas unidades).

Trata-se de um dos maiores programas de atendimento descentralizado à população da cidade. Teve as primeiras unidades inauguradas ainda nos anos 2000, na gestão do ex-prefeito Vitor Lippi. São mais de 100 serviços oferecidos nessas unidades. (Marcel Scinocca)