Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocabana que fugiu da guerra espera para hoje (9) chegada do avião da FAB

09 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vanessa e seu cachorro Thor aguardam a FAB na Polônia.
Vanessa e seu cachorro Thor aguardam a FAB na Polônia. (Crédito: REPRODUÇÃO / REDES SOCIAIS)

A sorocabana Vanessa Granovskaya e o seu cachorro Thor devem embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que está à caminho da Polônia para resgatar os brasileiros. A aeronave KC-390 Millennium decolou na segunda-feira (7), às 15h, da Base Aérea de Brasília e está prevista para pousar na cidade de Varsóvia, hoje (9).

Vanessa está grávida e sua história repercutiu nas redes sociais na semana passada, quando fez um pedido de ajuda para conseguir trazer junto com ela o seu animal de estimação. O vídeo com o apelo foi compartilhado na quinta-feira (4) pela ativista Luisa Mell, que também recebeu um telefonema da brasileira que morava em Kiev. Por conta dos bombardeios ela precisou sair correndo da cidade com destino a fronteira da Polônia. Na internet, Vanessa contou que deixou tudo para trás e só levou o que realmente importava, incluindo o seu cachorro. A sorocabana conseguiu chegar na fronteira e recebeu uma autorização para retornar ao Brasil. Porém o animal de estimação foi proibido de embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após o pedido de ajuda da sorocabana chegar até a ativista Luisa Mell, houve uma mobilização e o cachorro de Vanessa foi autorizado a embarcar com ela no voo. Na última sexta-feira (4) o Itamaraty publicou um vídeo da sorocabana nas redes sociais ao lado do cão. “Chegamos no hotel, encontramos com o pessoal da embaixada e vamos deixar Lviv rumo à Polônia”, disse Vanessa. Agora, ambos aguardam o resgate em um hotel de Varsóvia.

Avião da FAB

O avião para resgatar brasileiros e estrangeiros que escaparam da guerra na Ucrânia é um cargueiro multifuncional e transportará 64 pessoas da Polônia para o Brasil. Entre os passageiros, há 40 brasileiros, 23 ucranianos e um polonês. A previsão é que também sejam transportados seis cachorros, conforme dados do governo federal. Há possibilidade de a lista ser ampliada, a depender de solicitações diplomáticas e consulares do Ministério das Relações Exteriores. Apesar de pedidos feitos por países sul-americanos, eles não foram atendidos por enquanto. A configuração do avião tem capacidade para 72 passageiros, além dos 16 tripulantes. Inicialmente, a FAB havia colocado de prontidão duas aeronaves KC-390, o mais moderno cargueiro da frota. No entanto, de acordo com militares, apenas uma decolou porque seria o suficiente para atender a demanda atual. Os custos da operação não foram revelados.

Ajuda

Na ida, o avião leva uma carga de 11,6 toneladas de ajuda humanitária, solicitada por diplomatas ucranianos. Entre os equipamentos doados, estão 50 purificadores de água, alimentos desidratados e insumos médicos, cedidos pelo Ministério da Saúde. Por causa dos protocolos da Covid-19, um médico sanitarista também acompanha a missão. O avião, conforme plano de voo, faria escalas em Recife (PE), Cabo Verde e Portugal, antes de chegar a Varsóvia, na Polônia. A previsão de retorno é amanhã. (Da Redação, com Estadão Contéudo)