Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Transporte Especial recebe ampliação no atendimento

Objetivo da Prefeitura e da Urbes é zerar a fila de espera

08 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os ônibus são adaptados às necessidades dos usuários.
Os ônibus são adaptados às necessidades dos usuários. (Crédito: SECOM SOROCABA)

 

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes Trânsito e Transportes estão ampliando o atendimento do Transporte Especial na cidade a partir desta semana para, com isso, zerar a fila de usuários cadastrados à espera do serviço. Atualmente, 1.035 pessoas são assistidas no município, entre usuários e acompanhantes do Transporte Especial, e esse atendimento será ampliado para mais 190 moradores, cujas solicitações já estão aprovadas pelo órgão de trânsito.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, ontem (7), após se reunir com o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, e o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto, no Paço Municipal. O encontro também contou com a presença dos vereadores Fausto Peres e Fábio Simoa, além de famílias que serão atendidas com a ampliação do programa.

O Transporte Especial é um serviço de “porta a porta” destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo urbano convencional, preferencialmente socioeconomicamente vulneráreis.

“Determinamos uma readequação no contrato com a empresa prestadora de serviços e um completo remanejamento de linhas, para otimizar o serviço. Toda a logística de mudança e ampliação já está sendo feita, acionando individualmente cada família”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

A Urbes conta com uma frota de 31 veículos do Transporte Especial, sendo 26 micro-ônibus e cinco vans, operados pelo Consórcio Mobility Transportes. Os veículos são totalmente adaptados e circulam para atender moradores de todas as regiões de Sorocaba. O sistema opera de segunda a domingo, das 6h às 24h, regulamentado pelo Decreto 23.346/2017.

Em 2021, o Transporte Especial realizou uma média de 5.010 viagens por mês, contra 2.462 de média mensal em 2020. “Estava, há seis meses, na fila de espera e, agora, será uma facilidade extra para transportar meu filho Wendell, de 22 anos, para ir à escola, em um percurso do Parque das Laranjeiras ao Jardim das Flores”, comenta o eletricista Charles Camargo, de 46 anos de idade.

O critério para se candidatar ao serviço do Transporte Especial é ser pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, atestada por um profissional médico. Além disso, é necessário procurar a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próxima de sua residência e apresentar a documentação solicitada.

O casal Rodrigo de Carvalho e Cleonice Rodrigues, ambos de 36 anos, já a partir deste mês de março terá atendimento para o filho Augusto, de 9 anos, ir à escola. “Fizemos questão de vir acompanhar este momento importante para a nossa família e tantas outras”, diz Cleonice.

A Urbes disponibiliza um canal de comunicação destinado exclusivamente ao Transporte Especial, pelo telefone (15) 3331-5003, de segunda a sexta, das 8h às 17h. (Da Redação)